Uma vitória importante para jornalistas

                                      


A sentença de recusa à extradição de Assange para os EUA é uma bela vitória para os jornalistas, para a liberdade de imprensa e para as forças progressistas de todo o mundo.  No entanto, a recusa foi pelas razões erradas.

A juíza Baraitser alegou um suposto "risco de suicídio", o que é um disfarce para justificar o vergonhoso tratamento que o subserviente sistema judicial britânico infligiu a Assange.  A sra. Baraitser, na sua sentença, validou as acusações do governo estado-unidense e manifestou-se contra o direito de jornalistas divulgarem os crimes dos governos.  Todos os jornalistas deveriam ficar alarmados com tal sentença.

Neste momento Assange continua sob custódia. Está na ala de um presídio de alta segurança onde há 49 prisioneiros e 15 carcereiros contaminados pelo Covid. A sua saúde, já muito fragilizada, corre riscos.  O julgamento do recurso da parte estado-unidense ainda demora 14 dias.

Enquanto isso centenas de presos políticos continuam a padecer nas masmorras estado-unidenses.  Figuras como Chelsea Manning, Simón Trinidad , Leonard Peltier, Abu Jamal, Ana Belem Montes e muitíssimos outros são mártires sacrificados à sanha do império.

(Com resistir.info/)

04/Jan/21

Comentários