ABI repudia desfile militar em Brasília

                                            


Em nota oficial, a Associação Brasileira de Imprensa (ABI) repudia a tentativa de intimidar os deputados federais, com um desfile militar em Brasília, no dia da votação da PEC do voto impresso, considera inaceitável que as Forças Armadas se deixem aviltar por Bolsonaro e reafirma seu compromisso com a democracia. A nota assinada por Pagê está aqui:

"Bolsonaro faz das Forças Armadas um brinquedo particular

Numa tentativa de intimidar os deputados para aprovarem a volta do voto impresso nas eleições, a sua atual obsessão autoritária, o presidente Jair Bolsonaro levou à Esplanada dos Ministérios um comboio com carros blindados. 

A justificativa estapafúrdia para o disparate foi a entrega ao presidente – pela caravana de tanques de guerra e veículos lança-mísseis! – de um convite para que assistisse a um exercício de manobras militares, realizadas desde 1988, sem nenhum exibicionismo bélico, depois de passar diante do Congresso e do Supremo Tribunal Federal.

É inaceitável que as Forças Armadas – instituições que devem ser preservadas – se deixem aviltar por Bolsonaro, que as trata como brinquedinho seu. Se a razão de aceitarem essa situação é o fato de receberem milhares de cargos no governo, fartas vantagens materiais e oportunidades de negócios para seus integrantes, perderão o respeito da sociedade.

É bom que os militares profissionais, honestos e bem-intencionados, pensem nisso.

A ABI, ao longo de seus 113 anos de existência, sempre esteve nas mais importantes lutas do povo. Foi assim nas batalhas pela democracia, na criação da Petrobrás, nos embates contra a ditadura, na campanha das Diretas Já e na defesa do impeachment de Collor.

Mantendo a coerência, hoje nossa instituição se soma a milhões de brasileiros e, com eles, diz em alto e bom som: “Fora Bolsonaro”.

Paulo Jeronimo, presidente da Associação Brasileira de Imprensa (ABI)"

Comentários