Ah! La vem o trem! A rede minas mostra "Estações"

                                                                                 


“Que trem é esse?”. O programa “Estações”, da Rede Minas, estreia nova temporada e promete deixar o público admirado com as maravilhas do estado. A equipe da emissora mineira desembarcou em mais de 20 municípios para revelar as belezas desses locais seguindo a linha férrea. Por trás dos trilhos que cortam cenários exuberantes foram erguidas cidades e construídas histórias que hoje deram identidade a um povo e se tornaram atrativos que cativam visitantes de todo o mundo e locais ainda a serem descobertos. O público já pode se acomodar no sofá para embarcar nesta viagem com o “Estações”, que vai ao ar nesta terça-feira (07).


Seguindo o apito do trem, a jornalista Aline Frazão e o repórter cinematográfico Rivadávia Alves passaram por mais de 30 estações nas regiões sul, centro, Vale do Rio Doce e norte de Minas Gerais, percorrendo três importantes ramais: o Ramal de Sapucaí, no sul do Estado; o Ramal do Sertão, que ficou conhecido como “Trem do Sertão” ou “Trem Baiano”, pois cortava as regiões Nordeste e Sudeste do Brasil; e o Ramal Vitória – Minas, único de transporte de passageiros em operação no Brasil.


Jacutinga, no sul de Minas, é a primeira parada do “Estações”. Embora pequena, com cerca de 23 mil habitantes, o município é conhecido como capital nacional das malhas. Entretanto, o local tem, como atrativos, outros fios-condutores que avançam os tecidos. Cercada por belas montanhas da Serra da Mantiqueira, a cidade oferece rotas turísticas que atraem amantes de caminhadas, ciclistas, devotos e aqueles apaixonados pela história. O lugar ainda abriga a Estação Jacutinga (1897), onde hoje funciona a Secretaria de Governo, e a antiga Sapucaí (1898) que, em estado de abandono, vive na memória da população.


A CIDADE DA AVE: JACUTINGA – PRIMEIRO EPISÓDIO DA NOVA TEMPORADA DO “ESTAÇÕES” (07/12)


O nome “Jacutinga” vem do tupi “yacú-tinga”, em referência a ave que povoava a região. A modernização do lugarejo não chegou pelas asas, mas sim pelos trilhos do trem. O café mineiro caiu cedo no gosto do brasileiro e do mundo. O grão era valorizado, mas partia do campo em charretes. Para melhorar a distribuição, o trem chegou a todo vapor para escoar o produto. Com a locomotiva, a sociedade se agitou nas estações. Vilas se formaram, comércios se instauraram, casais se conheceram, famílias surgiram e histórias foram sendo escritas em torno dos dormentes. A equipe da Rede Minas foi até lá e conversou com representantes do setor de cultura, turismo, antigos ferroviários e moradores, que são os anfitriões da atração. O programa revive esse percurso e traz as origens, revela as heranças e mostra como elas contribuíram para o município hoje.

A cidade viveu uma revolução da economia com a chegada dos imigrantes italianos para trabalhar nas lavouras de café. Na bagagem, eles trouxeram a técnica de tecer e bordar que tornou o município referência nacional na fabricação de malhas. Há alguns anos, foi ampliada a diversidade de atrativos com a criação de rotas turísticas. Entre elas, “Rota da Revolução de 32”. Em um percurso de 65 quilômetros, o turista visita locais por onde as frotas federais passaram no que seria o maior conflito armado do século XX. Fazendas, igrejas e casarões fazem parte do roteiro, que inclui curiosas edificações, com a que abrigou o “rei do baião”, Luiz Gonzaga, então cozinheiro das tropas. O trajeto é famoso entre ciclistas e fãs da caminhada, que ganham certificado ao final do percurso.

A fé também move peregrinos em duas rotas religiosas: o Caminho da Prece e o Caminho do Monsenhor Alderigi. A primeira liga Jacutinga a Borda da Mata, com 71 quilômetros de extensão. A segunda traça a história de vida Monsenhor Alderigi, de Jacutinga, onde nasceu, até Santa Rita de Caldas, onde foi padre por 50 anos. Atualmente, a igreja Católica está em processo de beatificação desse sacerdote. Além de fiéis, essas rotas também atraem atletas e amantes da natureza.

Essas são algumas das novidades do primeiro episódio da nova temporada do “Estações”,  amanhã (07) às 20h. O público confere a atração pela Rede Minas ou, nesse mesmo horário, pelo site da emissora: redeminas.tv.

Os episódios ainda vão mostrar Poços de Caldas, Sete Lagoas, Araçaí, Cordisburgo, Curvelo, Corinto, Joaquim Felício, Bocaiúva, Glaucilândia, Montes Claros, Capitão Enéas, Janaúba, Pai Pedro, Catuti, Monte Azul, Governador Valadares, Resplendor e cidades mineiras com estações da linha férrea do trem Vitória – Minas. O “Estações” vai ao ar todas as terças-feira, às 20h com reapresentação no sábado às 00h15 e domingo às 13h.  

(Com ana.ramos@redeminas.mg.gov)

Comentários