Cúpula da Unidade

Avançar para uma organização latino-americana e caribenha, onde participem todos os países da região, será um dos temas centrais da Cúpula da Unidade, que será celebrada em Riviera Maya, no México.
Chefes de estado ou de governo e delegações de altas autoridades se reunirão nos dias 22 e 23 de fevereiro nesta região turística do estado de Quintana Roo, em um espaço onde confluirão o Grupo do Rio e a Cúpula da América Latina sobre Integração e Desenvolvimento (CALC).
"Trata-se de um exercício de grande importância que pretende por em uma só sintonia, sistematizar uma agenda de trabalho para a região em seu conjunto", declarou a secretária de Relações Exteriores do México, Patricia Espinosa (foto).
Especialistas trabalham desde esta quinta-feira nos documentos que serão apresentados no fim de semana aos chanceleres e depois aos chefes de Estado para seu debate e aprovação.
De acordo com Salvador Beltrán, subsecretário para a América Latina da chancelaria, existe consenso entre os países em que já é o momento de avançar para uma maior unidade, embora ainda existam algumas diferenças quanto ao nome da futura organização.
A ideia de criar uma entidade onde não estejam nem os Estados Unidos, nem o Canadá, foi proposta por vários líderes regionais, diante da necessidade de contar com um mecanismo que satisfaça as expectativas dos povos e preserve sua independência, soberania e identidade.Aliás, a primeira Cúpula da CALC, celebrada em dezembro de 2008 na Costa do Sauípe, Brasil, teve entre seus objetivos impulsionar a integração e o desenvolvimento sem ingerência de potências extra-regionais.
O intenso intercâmbio dos dignatários foi fechado com um ato de justiça histórica, como o denominou o presidente venezuelano, Hugo Chávez, com as boas-vindas a Cuba como membro pleno do Grupo do Rio.
Durante sua intervenção no encontro, o presidente cubano, Raúl Castro, declarou que "nossas diferenças não devem privar de uma integração que faça realidade os justos anseios da grande maioria das 550 milhões de pessoas que convivemos desde o Rio Bravo até a Patagônia".Da mesma forma que na Costa do Sauípe, na Riviera Maya convergirão os 23 países do Grupo do Rio e os 33 da Cúpula da América Latina e do Caribe sobre Integração e Desenvolvimento. (Com a Prensa Latina)

Comentários