Moscou, a festa da vitória




O presidente da Rússia, Dmitri Medvedev, acenderá a Chama Eterna ao pé da Muralha do Kremlin dia 23 de fevereiro – anunciou o porta-voz do Gabinete da Presidência federal. Nesse dia, a Chama Eterna retornará ao Jardim Aleksandrovski, donde havia sido transferida até o Monte da Reverência enquanto durassem as obras de engenharia.
O restauro desse complexo memorial deverá acabar plenamente até 9 de maio, quando será celebrado o 65º aniversário da vitória sobre o nazi-fascismo. Presentemente, os preparativos para o grande acontecimento estão a todo vapor. Pela primeira vez na História nacional, no dia 9 de maio de 2010 marcharão pela Praça Vermelha não somente umas formaturas de gala do Exército russo, mas também militares dos países aliados na guerra contra a Alemanha hitlerista. Espera-se que da parada venham participar uns batalhões mistos dos Estados Unidos, Inglaterra e França, devendo este último país ser representado por um grupo de elementos do famoso regimento de aviação Normândia-Niemen.
Será um acontecimento fora de série – pensa Aleksei Makarkin, vice-diretor do Centro de Tecnologias Políticas. E continua:É uma tentativa de modificar a concepção, alterar a abordagem básica, ou seja, relembrar que a União Soviética, os Estados Unidos, a Inglaterra e a França e muitos outros países, que todos fomos aliados naquela guerra.
Estávamos enfrentando um inimigo comum e permanecíamos todos juntos. Quando a guerra acabou, o respeito pelos aliados era grande depois da vitória, como era também grande o prestígio da União Soviética no Ocidente. Depois, a situação foi piorar, infelizmente. Todavia, aquela experiência positiva continua em nível de simples pessoas.
Espera-se que as solenidades a realizar em maio em Moscou sejam assistidas por delegações de 34 países e dirigentes de muitas organizações internacionais. Os primeiros mandatários da China, França e vários Estados leste-europeus anunciaram a intenção de presenciar a parada em Moscou.
O governo russo deu a entender que estaria também feliz em receber o presidente dos Estados Unidos e o primeiro-ministro da Grã-Bretanha. Vir a Moscou em 9 de maio significa estender a mão de amizade à Rússia – crê Aleksei Makarkin. Segundo as estimativas preliminares, a parada em comemoração do 65º aniversário da Grande vitória custará ao Tesouro federal mais de um bilhão de rublos.
Está também previsto para se realizar durante a parada um show aéreo grandioso, no qual dezenas de aviões sobrevoarão a Praça Vermelha. O povo russo poderá assistir ao vivo através de telões especiais o discurso a ser proferido pelo supremo comandante das Forças Armadas e os acontecimentos planejados para a Praça Vermelha. Tais telões serão instalados às vésperas da festa em muitos centros populacionais do País.
(Com a Voz da Rússia)

Comentários