A era das utopias


A TV Brasil volta a exibir, a partir desta quinta-feira (4), a minissérie Era das Utopias do cineasta Silvio Tendler, que retrata as principais transformações sociais, econômicas, culturais e artísticas após a Segunda Guerra Mundial. Ao longo dos últimos 19 anos, Silvio rodou o mundo fazendo pesquisas e entrevistas em busca de respostas para compor a história de sua geração.
“Fui criado num tempo em que se acreditava que o socialismo fosse a salvação para tudo. De repente o mundo desmilinguiu”, avalia o cineasta. Ele lembra que, nessa época, começou a se discutir as utopias. “Viajei o mundo atrás dessa idéia”, completa.
Os primeiros capítulos de Era das Utopias tratam do surgimento da utopia socialista e de todas as suas conseqüências durante o século XX. Já os capítulos referentes à utopia capitalista mostrarão a derrocada do socialismo com a queda do muro de Berlim, em 1989. Além dos desdobramentos gerados e muitos outros fatos que levaram às novas utopias, derivadas do conflito entre novas tecnologias e velhas mazelas. Para Tendler, a luta das atuais gerações é a preservação do planeta. “Salvar o planeta dos danos causados pela utopia capitalista e pela utopia socialista é a nova utopia”, afirma o diretor.
Era das Utopias exibirá algumas imagens de arquivo, além de imagens e entrevistas inéditas dos principais intelectuais, artistas e personagens do período, como: Apolônio de Carvalho, Albert Jacquard, Eduardo Galeano Ferreira Gullar, Gillo Pontecorvo, Jacob Gorender, Noam Chomsky, Jaguar, Augusto Boal, Edgar Morin, Sérgio Cabral, Susan Sontag, Tom Zé, entre outros.

Direção e Roteiro Silvio Tendler

Produção Executiva Ana Rosa Tendler

Pesquisa Renata Ventura

Edição Bernardo Jucá, Fernanda Bastos e Nina Galanternick

Trilha sonora Lucas Marcier
Horário: Quintas, à 0h.


Em que pese o que acredita e busca divulgar o cineasta, há que se acreditar no socialismo e em sua forma mais avançada, o comunismo. Deve-se, portanto, ver a minissérie com olhar crítico.

Comentários