Central Geral dos Trabalhadores Portugueses confirma êxito da greve geral de 27 de junho

                                 

Os dados difundidos pela principal central sindical, a CGTP, confirmam uma importante adesão operária à convocação deste 27 de junho.

Quanto às manifestações e mobilizações, a tentativa governamental de "abafar o impacto da greve geral", denunciada pelos trabalhadores e trabalhadoras, não conseguiu evitar que milhares se manifestassem em Lisboa e em dúzias de cidades do resto do país.

A paralisação dos diferentes setores foi muito significativa, segundo os dados difundidos inclusive pelos media burgueses. Também o portal Esquerda coincidiu na avaliação positiva e no impacto importante da greve geral nesta jornada histórica de luta contra a troika e o governo reacionário do PSD/CDS-PP.

Também na capital se produziu um facto repressivo com a notificação policial de mais de 100 pessoas acusadas de participarem numa manifestação "ilegal", assim considerada por ocupar as faixas de rodagem no acesso à Ponte 25 de Abril. As pessoas manifestantes coreavam a palavra de ordem "a rua é nossa" e foram totalmente rodeadas pela polícia, que tentou afastá-las da estrada, identificando massivamente as pessoas participantes.

Com transporte paralisado espera-se forte participação em manifestações

O presidente do sindicato dos enfermeiros e enfermeiras afirmou que a média geral de adesão no setor da saúde está acima dos 87%, com cerca de 91% no hospital de São José (Lisboa).

Os portos de Lisboa, Aveiro, Setúbal e Figueira da Foz estão parados, e foram suspendidos por enquanto 22 voos por todo o país, segundo informações da ANA.

A CP e a Transtejo vão estar parados ao longo do dia, também o Metro do Porto não tem serviços mínimos. O Metropolitano de Lisboa não circula até às 6h30 de amanhã (28/06). Desde a manhã a Carris teve apenas 12 carreiras em circulação e a STCP 20 carreiras.

No piquete da Carris, com cerca de 70 participantes, a polícia de intervenção agiu contra manifestantes, após negociações sem acordo. A policia tirou os e as grevistas do chão assentados e para que os autocarros pudessem passar. Não recebemos notícias de que, simultaneamente, tentassem assegurar o direito a greve das motoristas.

Os corpos repressivos também tentaram inutilizar o piquete com que Precários Inflexíveis, Artigo 74º e dezenas de ativistas cortaram o trânsito na lisboeta Praça do Saldanha, coração financeiro do país, numa ação de sensibilização. A polícia tentou impedir que os trabalhadores e trabalhadoras contactassem com outra, além de inverteram o trânsito para evitar o piquete, obrigando os carros a subir o passeio.

Importante nível de adesão no setor público

Já foram difundidas avaliações positivas das forças de esquerda e operárias quanto à adesão dos trabalhadores e trabalhadoras, apesar das dificuldades derivadas, sobretudo, das pressões patronais e da violência policial contra o exercício do direito de greve. Perante isso, a CGTP disponibiliza um FAQ (Frequently Asked Questions) sobre o direito à greve.

Ao meio dia, os transportes portugueses continuavam com adesão praticamente total à greve. A parálise é tal que a imprensa internacional destacou ao longo da jornada o facto.

A recolha do lixo e o metro em Lisboa refletiram essa adesão com uma paralisação da atividade nocturna. As imagens correspondentes ao piquete na recolha do lixo da capital portuguesa, em que participaram Arménio Carlos (CGTP-IN) e Carlos Silva (da amarela UGT), são as da seguinte galeria, elaborada por Luis Nunes, fotógrafo colaborador do Diário Liberdade. Só houve 14 funcionários a trabalhar e não aconteceram enfrentamentos violentos no piquete:

A CGTP já informou de uma série de empresas e setores em que a paralisação foi total ou quase total desde o início da jornada. São:

– Bombeiros Sapadores de Chelas (100% de adesão)

– Câmara Municipal de Évora (higiene urbana) (100% de adesão)

– Câmara Municipal do Alandroal (higiene urbano) (100% de adesão)

– Transportes Urbanos de Braga (oficinas de higiene urbana) (100% de adesão)

– Frota de Pesca do Algarve (pesca de cerco) (100% de adesão)

– Bombeiros Voluntários de Viana do Castelo (100% de adesão)

– Câmara Municipal de Barcelos (98% de adesão)

– Câmara Municipal de Funchal (97% de adesão)

Adesão no setor privado

A CGTP verificou que nas empresas do sector privado em regime de laboração contínua a adesão dos trabalhadores afetos aos primeiros turnos situa-se a níveis muito elevados e de um modo geral as empresas têm a produção completamente parada:

Empresas do Complexo Industrial da Auto Europa – paralisação da produção
Auto Europa (Parque Industrial de Palmela) – 94% – paralisação da produção
Valorsul – Central Resíduos Sólidos Urbanos – 95% – paralisação total
Valorsul – Aterro Sanitário – 86% (encerrada)
Empresa SGSP – Saint Gobain Sekurit Portugal (Vidro Automóvel) – 100% – Paralisação da produção
Lisnave (Setúbal) – 100% – Parada
EDP – Central Termoeléctrica de Sines – 70%
Euroresinas Sonae Industria (Sines) – Produção parada
Centralcer (Sector das Bebidas) – 90% – Produção parada
Portalex (Sector Metalúrgico – Sintra) – 75%Gros Beckert (Sector Metalúrgico – Vila Nova Gaia) – 60%
Unitrato (Sector da Restauração) – Aeroporto de Lisboa – 85%STEF (Sector da Alimentação – Póvoa de Santa Iria) – 100%
STEF (Sector da Alimentação – Alverca) – 100%
STEF (Sector da Alimentação – Palmela) – 100%
Renoldy (Sector Alimentação – Alpiarça) – 100% - Produção parada
Visteon (Palmela) – 65%
CT / Cobert Telhas (Sector da Cerâmica) – 75% - Produção parada
Cerdomus (Sector da Cerâmica - Aveiro) – 68%
Sakhit (Sector Metalúrgico - Maia) – 70%
Fábrica Cervejas Sagres (Sector Alimentação – Vila Franca de Xira) – 100% - Produção parada
Auto-Estradas Litoral Norte – 100%
Tudor / Exide (Sector Eléctrico – Vila Franca de Xira) – 70%
EPAL - Olivais - 86%
EPAL - Vila Franca de Xira - 100%
EPAL - Amadora - 100%
EPAL - Vale da Pedra - 75%
EPAL - Asseiceira - 100%
IMPORMOL - 97%
Unidade sindical

Ao invés do acontecido na anterior convocatória, a UGT também aderiu à greve de hoje contra a troika e o governo da direita, que está a afundar o país no desemprego, a precariedade e a pobreza.

A de hoje é a terceira greve geral conjunta CGTP-UGT desde o 25 de Abril, o que dá ideia do pouco frequente é existir unanimidade sindical na convocação de uma jornada como esta. A CGTP sublinhou a importância de fazer da greve geral de hoje, a quarta desde que Passos Coelho assumiu o governo, uma derrota das políticas de austeridade, que debilite ainda mais a base de apoio da aliança PSD/CDS-PP e faça cair o executivo.

Para além da paralisação dos diferentes setores, as centrais sindicais convocaram mais de meia centena de mobilizações um pouco por todo o país neste 27 de junho, que decorrerão em poucas horas.

Governo com estratégia de comunicação pré-cozinhada

No dia de hoje o Diário Económico citou fontes governamentais, que asseguraram a aquele jornal que o governo já tinha decidido previamente o que ia comunicar sobre a greve. A estratégia será a desvalorização, como na greve que decorreu no passado mês de janeiro.

Entretanto, Passos Coelho, primeiro-ministro contra quem se dirige principalmente a jornada de luta, lembrou-se só nas vésperas deste 27 de junho da necessidade de "trabalho" em Portugal, tentando assim evitar que o povo trabalhador adira ao apelo sindical. É a quarta greve geral que enfrenta o político neoliberal. (Com o Diário Liberdade)


Comentários