Hoje em Dia destaca a magia

                                                     
               "A mágica sempre impressionou gerações de pessoas em todo o mundo. Mas em tempo de internet, o que antes era restrito aos palcos e picadeiros, está hoje ganhando mais adeptos. E não apenas para diversão. Profissionais de várias áreas, que começaram como hobby, expandiram o uso da mágica para outros fins, como palestras, e já conseguem complementar a renda. 

Marcelo Labarrere, de 36 anos, concilia a função de gerente administrativo em uma construtora, de representante de uma empresa de cosméticos e de mágico. Ele começou a se interessar pelo ilusionismo há sete anos, após contratar um mágico no primeiro aniversário da filha. “Comprei algumas coisas e comecei a me apresentar em eventos de família e de amigos”, lembra. 

Marcelo desenvolveu uma técnica para dar palestras sobre segurança em ambientes de trabalho e frequentemente participa de eventos da Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho em várias empresas. “Uso equipamentos de mágica, mas fazendo alusão aos instrumentos de trabalho”, diz ele que direciona o projeto ‘Sopat Mais Mágica’. Atualmente, a atividade garante um adicional de cerca de 30% na renda.

DUAS FACES

No consultório médico ele é o ortopedista e cirurgião Arnóbio Moreira Félix (foto). Nos palcos, é Bill Morélix, que encanta muita gente com seus truques de ilusionismo. Dos 47 anos de vida, 30 são para a mágica e 22 para a medicina.

O foco de Félix é o universo corporativo com palestras sobre liderança, equipes multifuncionais e atitudes transformadoras – usando como didática, é claro, a mágica. “A mágica entra como elemento lúdico de fixação do conteúdo, ao mesmo tempo que diverte e relaxa”, explica.

Conciliar a medicina e a mágica foi tão natural, que atualmente as duas profissões se misturam. Por este motivo, ele não pensa em trocar o consultório pelos palcos. 

Profissionais

Pouco reconhecida como profissão pelo público em geral, a mágica se tornou coisa séria para muita gente, que inclusive, ganha a vida apenas em shows durante eventos corporativos, palestras, festas, entre outras 

“Ser mágico é um trabalho extremamente gratificante, tanto emocional, quanto profissional. Nunca tive a intenção de ter outra carreira”, conta ele que também é um dos fundadores da Academia Mineira de Ilusionismo (AMI).

Curso na capital ensina a arte para quem quer começar

Enquanto muita gente acha que fazer truques é coisa simples, eles provam que exige bastante estudo e conhecimento. Em Belo Horizonte, há uma escola para formar mágicos, o Centro Cultural de Artes Mágicas, que oferece cursos para quem quer se profissionalizar ou simplesmente conhecer mais sobre o assunto. 

“É um curso de excelência e um centro de pesquisa para a formação da arte mágica no Brasil”, explica Yago Jocelem, um dos fundadores da Academia Mineira de Ilusionismo. O centro conta com duas unidades, sendo uma na capital mineira e outra no Rio de Janeiro. 

Mesmo tendo um curso profissionalizante e sendo uma profissão regulamentada, ainda existe dificuldade para muitos mágicos serem apenas artistas.

SUSTENTO

“Embora alguns já tenham a carreira solidificada, de uma maneira geral, o trabalho artístico ainda é uma atividade da qual as pessoas não podem tirar seu sustento mês a mês. São trabalhos sazonais que ainda não dão muita estabilidade”, avalia a presidente do Sindicato dos Artistas e Técnicos em Espetáculos de Diversões do Estado de Minas Gerais, Magdalena Rodrigues.

Para o presidente da AMI, a insegurança de largar a profissão pesa muito na hora de escolher. “Mas se a pessoa cuidar da carreira e se dedicar bastante, é possível”, aconselha George Rubadel." (Com o Hoje em Dia)

Comentários