Encouraçado Potemkin. O que aconteceu quando o filme terminou?

                                               
Em junho de 1905, a Rússia ficou chocada ao ouvir a notícia de um motím no navio de guerra da Marinha Imperial, Potemkin. Hoje, a revolta continua famosa graças ao filme de 1925, Battleship Potemkin, de Sergei Eisenstein. Poucas pessoas, no entanto, provavelmente conhecem a história de como a famosa revolta terminou, e qual foi o destino da equipe amotinada e do próprio navio.

Um carrinho de bebe com uma criança dentro rola os degraus enquanto a multidão corre em pânico dos soldados atirando neles ... Esta cena, do navio de guerra Potemkin, é uma das mais emblemáticas do cinema mundial. O filme é sobre um navio naval russo amotinado durante a Revolução de 1905, que sacudiu todo o império.  

O  Potemkin , que era o navio mais poderoso e moderno da Marinha da Rússia naquela época, ficou no porto do Mar Negro de Odessa depois de levantamento foi acompanhado por um navio menor que os rebeldes também conseguiram assumir. O motí a bordo do Potemkin provocou agitação em toda a cidade, e soldados do governo mataram dezenas de pessoas ao perseguir os distúrbios, embora, como argumentam alguns historiadores , a famosa cena nos degraus nunca ocorreu.   

Como resposta às duras medidas do governo, o Potemkin disparou vários tiros, mas ninguém foi morto. Não houve grandes bombardeios do navio revolucionário, como muitos habitantes de Odessa temiam. Em vez disso, o Potemkin deixou o porto e navegou em direção ao grupo principal da Frota do Mar Negro que permaneceu leal ao Tsar, e que se aproximava de Odessa para lidar com o navio rebelde. O motim apavorou ​​tanto as autoridades que estavam prontos para destruir este navio de última geração que entrou na frota apenas um par de meses antes.    

Quando os navios opostos se encontraram, no entanto, não houve batalha. O Potemkin e 11 vasos do  da frota não trocaram fogo, principalmente porque os almirantes não tinham a determinação de lutar. Eles não tinham certeza sobre a lealdade de seus próprios marinheiros, e, portanto, deixavam passar o Potemkin .  

O navio revolucionário não poderia permanecer em Odessa, e como os marinheiros revolucionários não queriam expandir sua rebelião na cidade, o Potemkin partiu para o porto romeno de Constanta, esperando também levar comida e combustível. Os romenos, entretanto, recusaram-se a fornecer provisões, e assim partiu para o porto de Feodosia na Criméia. Lá, no entanto, também não conseguiu obter os suprimentos necessários, e retornou ao porto romeno.  

 "História vergonhosa"

Enquanto isso, a Frota do Mar Negro enviou um navio que deveria torpedear o Potemkin , mas não conseguiu encontrar o navio de batalha que navegava na vizinhança de Constanta. As principais forças da frota concentraram-se em sua base em Sevastopol, onde a situação também estava marcada e novas esperanças. 

A história da frota sendo incapaz de capturar o Potemkin e persegui-lo ao redor do Mar Negro foi humilhante para a Rússia. "Esperemos pelo amor de Deus que esta história difícil e vergonhosa acabou", escreveu o imperador Nicolas II em seu diário perto do final das aventuras do Potemkin .    

A indignação do czar foi intensificada pela recusa da Romênia em apreender e extraditar a equipe do Potemkin uma vez que o navio tomou âncora lá. Então, os marinheiros deixaram o navio e obtiveram status.

Isso era algo parecido com o asilo político. O próprio navio, no entanto, logo retornou à Rússia e  serenomeou Panteleimon , depois do santo ortodoxo. 

Aqueles marinheiros que as autoridades russas finalmente conseguiram capturar foram julgados, alguns foram executados e outros foram enviados para o exilado siberiano severo. A maioria dos amotinadores, no entanto, retornou à Rússia somente depois que o czar foi derrubado em fevereiro de 1917.

Quanto ao Panteleimon , o navio viu uma ação limitada, além de vários acidentes. Em 1909, acidentalmente afundou um submarino russo. Em 1914, logo após o início da Primeira Guerra Mundial, Panteleimon lutou contra a marinha turca otomana na Batalha do Cabo Sarych, ao largo da costa da Criméia, e um ano depois envolveu os turcos na sua própria costa.   

Em 1916, o Panteleimon foi degradado, já que era quase obsoleto, tendo sido superado por novos avanços na tecnologia naval. O navio finalmente foi capturado pelos alemães quando eles levaram Sevastopol em maio de 1918, e depois depois da Alemanha  derrotada, o Panteleimon foi entregue aos Aliados .  

Os britânicos destruíram seus motores em 1919, no entanto, para evitar que eles caissem nas mãos dos bolcheviques avançando. A morte do  Potemkin / Panteleimon  finalmente veio em 1923 quando os soviéticos transformaram o navio inútil e impotente em sucata.

Em 1925, Eisenstein fez seu filme, dando ao Potemkin um estatuto mundial lendário como símbolo da revolução socialista da Rússia, embora o motim tenha ocorrido 12 anos antes dos bolcheviques terem tomado o poder.  

(Com Rússia Beyond BR)

Comentários