Nasrallah rejeita declaração da Liga Árabe sobre o Hezbollah

                                                                           

 O discurso de Nasrallah nesta segunda-feira veio em meio a fortes tensões regionais [Jamal Saidi / Reuters]


Em um discurso televisionado na segunda-feira de Beirute, Nasrallah, cujo  grupo xiita está representado no parlamento libanês e tem uma forte ala militar, chamou as reivindicações feitas na reunião da Liga Árabe do dia anterior de "ridículas".

Referindo-se a um parágrafo na declaração final feita após a reunião no Cairo, que acusou o Hezbollah de "apoiar o terrorismo e grupos extremistas em países árabes com armas avançadas e mísseis balísticos", Nasrallah disse que não havia provas de tais alegações.

A Arábia Saudita acusou o Hezbollah de ter desempenhado um papel no 4 de novembro no tiroteio de um míssil balístico por rebeldes xiitas do Irã, do Alá, para o Aeroporto Internacional King Khaled, fora de Riade. 

"Nós não enviamos mísseis balísticos ou armas avançadas - nem armas - não para o Iémen, nem para o Bahrein, nem para o Kuwait, nem para o Iraque ... nem para qualquer país árabe", disse Nasrallah, acrescentando que Hezbollah não possui balística mísseis.

Os únicos lugares para os quais o Hezbollah enviou armas foram a Palestina e a Síria, disse ele.

O discurso de Nasrallah ocorre em meio a uma maior tensão entre o Irã - aliado do Hezbollah - e a Arábia Saudita desde a  surpreendente  ascensão de Saad Hariri em Riade como primeiro ministro do Líbano, algumas horas antes do míssil disparado pelos rebeldes Houthi terem sido interceptados perto da capital saudita.

Hariri, um político sunita e aliado da Arábia Saudita, citou o "aperto" do Irã em seu país e ameaças à sua vida como os motivos de sua renúncia.

Acusações da Liga Árabe

A Arábia Saudita solicitou a cimeira especial na capital egípcia no domingo para discutir alegadas "violações" cometidas pelo Irã na região árabe.

Na reunião, Adel al-Jubeir, ministro das Relações Exteriores da Arábia Saudita, disse que o Irã estava apontando "desestabilizar e abastecer a fenda sectária" na região e levar uma ponta entre nós e nosso povo ".

O ministro das Relações Exteriores do Bahrein, Khalid bin Ahmed Al Khalifa, também falou, acusando o Irã de infligir "milhares de feridas" em seu país.

Os objetivos da saudade e dos Emirados Árabes Unidos na guerra do Iêmen foram transferidos?
"O Irã tem armas na região, a maior das quais é o Hezbollah", disse Khalid bin Ahmed, acrescentando que o Irã ameaçou a segurança dos estados árabes.

Referindo-se ao incidente de míssil do 4 de novembro perto de Riade, Nasrallah disse: "Eu falei sobre isso antes, mas alguns não entenderam: ninguém do Hezbollah teve alguma responsabilidade nisso. O problema com a Arábia Saudita é que eles não entendem que os iemenitas têm cérebro e são fortes e podem produzir suas próprias armas ".

Ele continuou a condenar a coalizão saudita no Iémen, dizendo: "Convide a Arábia Saudita a parar seus massacres".

Apesar de travar uma ofensiva militar no Iêmen há mais de dois anos, a coalizão até agora não alcançou seus objetivos declarados de desalojar os rebeldes Houthi da capital, Sanaa e o norte do país.

A guerra tomou um grande impacto no país: mais de 10 mil civis foram mortos e milhões de iemenitas foram deixados sem necessidades básicas.

(Com a Al Jazeera)

Comentários