As premiações da URSS e da Rússia nas festas do Oscar


                                                            
Boris Egorov

Entre  os 90 candidatos a prêmios da Academia deste ano verão o drama russo Loveless, de Andrei Zvyagnitsev, competir pelo prêmio Melhor filme em língua estrangeira. Pouco antes da cerimônia começar em 4 de março, a Rússia além de lembrar Oscar passado ganhou pela Rússia (e União Soviética).

O nome original deste documentário soviético foi Rout das tropas alemãs perto de Moscou , mas nos EUA tornou-se conhecido como Moscow Strikes Back . O filme descreve um período perigoso para Moscou durante a Segunda Guerra Mundial - outubro de 1941 a janeiro de 1942, quando as tropas alemãs estavam às portas da capital soviética. 

Pode-se ver como a cidade se preparou para se defender: as pessoas constroem barricadas e fortificações, patrulham as ruas e produzem conchas em fábricas militares. O filme também mostra comandantes soviéticos de alto escalão e confrontos ferozes com o inimigo.  

Guerra e Paz (1967)
                                                                                                  
                                                                                         V. Uvarov / Sputnik

Esta adaptação cinematográfica do famoso romance de Leo Tolstoi ganhou o primeiro Oscar da União Soviética na categoria de Melhor Filme Estrangeiro em 1969. O filme de Sergey Bondarchuk foi uma resposta soviética à versão de Hollywood de 1956. Durante seis anos, praticamente metade da União Soviética tinha trabalhado neste projeto caro e em larga escala. As unidades militares regulares inteiras e um regimento de cavalaria especialmente estabelecido participaram da exibição, vestidos com milhares de figurinos de época feitos especialmente para o filme.
                                                                            
Dersu Uzala (1975)                                        

                                                                                                         Sputnik

Este filme conjunto soviético-japonês dirigido pelo lendário diretor Akira Kurosawa mostra as aventuras deslumbrantes e perigosas do viajante russo Vladimir Arseniev e do caçador nômade Goldi Dersu Uzala na região selvagem do Extremo Oriente. O filme levanta questões sobre a relação entre civilização e natureza, fé e lugar do homem no mundo.

Moscou não acredita em lágrimas (1981)

O filme conta a história de três mulheres jovens que vieram a Moscou a partir de pequenas cidades no final da década de 1950. Para alcançar a felicidade, eles são forçados a suportar um trabalho, mentira e traição difíceis. Ainda assim, eles acham a força para sobreviver na cidade enorme e cruel. Antes de se encontrar com o líder soviético Mikhail Gorbachev, o presidente dos Estados Unidos, Ronald Reagan, assistiu esse filme cerca de oito vezes para entender a "alma russa mística".

Queimado pelo Sol (1994)

O único filme pós-soviética para pegar o Oscar de Melhor Filme Estrangeiro era um drama por Nikita Mikhalkov, Burnt by the Sun . Em 1936, pouco antes do clímax da Grande Purga na União Soviética, o lendário comandante Sergey Kotov gasta alguns dias de verão pacíficos e agradáveis ​​com sua família e amigos em sua casa de campo. De repente, aparece Mitya, uma velha amiga da esposa de Kotov. Ninguém suspeita que este jovem simpático e simpático agora trabalhe para a polícia secreta soviética OGPU e a família de Kotov enfrenta um destino terrível.   

O Velho e o Mar (1999)
                                                                         Alexander Petrov, Dentsu Tec, 1999

O Velho e o Mar de Aleksandr Petrov foram a segunda vitória da Rússia no Oscar, ganhando o Oscar pelo Curto Curto Animado. Com base no breve romance de Ernest Hemingway, tornou-se o primeiro recurso animado a ser lançado no IMAX.  

Por que Loveless merece ganhar um Oscar? Aqui estão quatro razões pelas quais você deveria assistir este filme.  

Se estiver usando qualquer conteúdo da Rússia Beyond, em parte ou na íntegra, sempre forneça um hiperlink ativo para o material original.

(Com Russia Beyond)

Comentários