Tem que prender o guri ou elimino à distância?

                                                                          

Marina Amaral (*)

“Quantos eu preciso para a Rocinha? Não sei. Como você vai prevenir aquela multidão entrando e saindo de todas as 700 favelas? Tem 1,1 milhão de cariocas morando em zonas de favelas, de perigo. Desse 1,1 milhão, como saber quem é do seu time e quem é contra? Não sabe. Você vê uma criança bonitinha, de 12 anos de idade, entrando em uma escola pública, não sabe o que ela vai fazer depois da escola. É muito complicado.”

A entrevista do ministro da Justiça Torquato Jardim ao Correio Braziliense é de uma limpidez assustadora. Além de deixar claro que o governo está jogando tropas em áreas onde vivem 1,1 milhão de pessoas sem ideia do que fazer, escancara a visão do ministro sobre os moradores de favelas: todos, a princípio, são inimigos. Até as crianças bonitinhas.

E o que faz o combatente quando diante do inimigo?

O ministro esclarece: “Você está no posto, mirando a distância, na alça da mira aquele guri que já saiu quatro, cinco vezes, está com a arma e já matou uns quatro. E agora? Tem que esperar ele pegar a arma para prender em flagrante ou elimino a distância? Ele é um cidadão sob suspeita porque não está praticando o ato naquele momento ou é um combatente inimigo? Os EUA enfrentaram esse tema como um inimigo combatente.”

Não é à toa que os militares estão preocupados com a intervenção – sem projeto e sem recursos. Querem garantias de que não sofrerão processos – nem mesmo na Justiça Militar – se optarem por se comportar como o ministro sugere. Prerrogativa da qual gozavam quando o Exército Brasileiro comandava a Minustah, as tropas da ONU, no Haiti. Até hoje não se sabe quantos civis foram mortos nas operações nas favelas de Porto Príncipe mas o general Augusto Heleno, primeiro comandante da Minustah, defende que cá como lá, nem os crimes intencionais sejam punidos.

Nada muito diferente do canto de guerra do Bope, a tropa de intervenção tática da PM do Rio que matou 65 pessoas em apenas 8 meses no ano passado. “Homem de preto qual é sua missão? Entrar pela favela e deixar corpos no chão”. 

(*) Marina Amaral, co-diretora da Agência Pública

https://www.blogger.com/blogger.g?blogID=5538067426554059193#editor/target=post;postID=2438899054078058569

(Com a Agência Pública)

Comentários