Morre Teotônio dos Santos, um dos teóricos da Teoria Marxista da Dependência



O economista brasileiro Theotônio dos Santos morreu hoje aos 81 anos, de um cancro pancreático.Theotônio era um dos co-fundadores da Teoria Marxista da Dependência, junto aos também brasileiros Ruy Mauro Marini, falecido há anos, em 1997, e Vânia Bambirra, falecida, no ano 2015.

De origem mineira, (Carangola, Minas Gerais, 1936), dos Santos foi militante da Organização Revolucionária Marxista Política Operária (POLOP), mas a sua trajetória militante foi acompanhada de uma importantíssima produção teórica, com dúzias de livros publicados em mais de 15 línguas diferentes.

Boa parte dessa produção foi realizada durante a ditadura brasileira, após o seu exílio ao Chile (1966), onde coincidiu com outros jovens militantes da esquerda revolucionária brasileira virados para o estudo e a produção teórica, como Mauro Marini, Vânia Bambirra. Incorpora-se a um grupo de estudo d'O Capital para retomar o marxismo voltando ao próprio Marx.

Teoria da Dependência

Juntos, retomam e desenvolvem categorias do marxismo como a de imperialismo ou desenvolvimento desigual e combinado, constituindo-se em críticos do desenvolvimentismo da CEPAL dos anos 60. Negam a possibilidade do desenvolvimento capitalista pleno dos países dependentes e defendem categorias polémicas como o "intercámbio desigual", "superexploraçom da força de trabalho" ou "sub-imperialismo", assi como estudam e aprofundam as relaçons centro-periferia, a divisom internacional do trabalho e as relaçons de nova dependência da periferia em relaçom ao centro.

Negam a existência de feudalismo na América Latina, defendendo que o continente está há muito incorporado ao mercado mundial para servir às necessidades da Europa e do centro capitalista.

'Imperialismo e independência', 'O conceito de Classes sociais', 'Teoria da dependência: balanço e perspectivas', 'Teorias do capitalismo contemporâneo', 'Democracia e socialismo no capitalismo dependente'... são algumhas das numerosas obras do grande economista brasileiro.
                                                               
Theotônio dos Santos é reconhecido com um dos grandes economistas da esquerda mundial ainda ancorados na teoria marxista. Segundo declarou em entrevista com Néstor Kohan em 2015, as três obras referenciais da Teoria Marxista da Referência seriam: Dialética da dependência, de Rui Mauro Marini, O capitalismo dependente latino-americano, de Vânia Bambirra, e Imperialismo e dependência, dele próprio, assim como a obra de André Gunder Frank, outro autor da mesma escola da Dependência.

(Com o Diário Liberdade)

Comentários