'Roma', da Netflix: por que atores mexicanos estão atacando Yalitza Aparicio, indicada ao Oscar de Melhor Atriz


                                                                                                         Getty Images

Alberto Nájar

BBC News Mundo no México

De origem indígena e sem experiência com cinema, Yalitza Aparicio sensibilizou o público como protagonista do filme Roma e foi indicada ao Oscar. Mas tem enfrentado uma série de críticas no México

"Não é atriz", "não tem vocação nem futuro na área" e tem a "sorte das feias". Essas são apenas algumas das críticas feitas à atriz mexicana Yalitza Aparicio, protagonista do filme Roma, nomeado a 10 categorias do Oscar neste ano.

E não se trata de comentários de redes sociais, mas sim de diretores, atrizes e apresentadores de televisão inconformados com o sucesso de Yalitza.

A declaração mais recente foi do ator Sergio Goyri, que pediu desculpas depois que vazou um vídeo no qual ele aparece reclamando que tenham "nomeado uma índia" ao Oscar.

Ao saber dessa declaração, Yalitza disse: "Estou orgulhosa de ser uma indígena oaxaqueña e só lamento que haja pessoas que não sabem o significado correto das palavras."

Na semana passada, foi divulgado que um grupo de atores tentou evitar que Yalitza fosse escolhida como melhor atriz no prêmio Ariel, entregue pela Academia Mexicana de Artes e Ciências – o mais prestigiado do país.

A tentativa de boicotar a nomeação da atriz de origem indígena foi divulgada no Twitter por Rossana Barro, coordenadora do Festival Internacional de Cinema Morelia.

"Soube que há um grupo de atrizes mexicanas que está se organizado para pedir à academia de cinema que Yalitza Aparicio não seja considerada para a categoria de melhor atriz", escreveu Rossana Barro, em 11 de fevereiro.

"É a coisa mais medíocre, patética e vil que já escutei. Não direi mais nada", acrescentou.

Mas a cineasta María José Cuevas, autora do documentário Bellas de Noche (Belas da Noite), disse que a tentativa de boicote, de fato, existiu.

"Sim. Confirmado por vários lados", disse a cineasta pelo Twitter, ao ser perguntada sobre se a "fofoca" correspondia ou não à realidade.

O suposto boicote é parte da controvérsia que rodeia Yalitza Aparicio no México, especialmente após sua indicação ao Oscar na categoria de Melhor Atriz.

Ela é a segunda atriz mexicana a conseguir esse feito, depois de Salma Hayek, em 2003, pela participação no filme .

A maioria dos atores mexicaFridanos parabenizou Yalitza – muitos com entusiasmo. Mas alguns parecem inconformados.

'Há muitos atores incríveis que, sem terem estudado teatro e cinema, chegaram a ser grandes', disse Yalitza Aparicio.

Antes de participar de Roma, Yalitza era professora de pré-escola em Tlaxiaco, no estado Oaxaca. Os críticos à sua nomeação ao Oscar questionam a rápida ascensãoc na carreira.

(Com # Colabora)

Comentários