O terceiro foguete Longa Marcha-5 foi transportado verticalmente para a área de lançamento no Centro de Lançamento Espacial de Wenchang, na Província de Hainan, no sul da China, em 21 de dezembro de 2019. (Xinhua/Zhang Gaoxiang)


                                                                              
 O terceiro foguete Longa Marcha-5, o maior foguete transportador chinês, foi transportado verticalmente neste sábado para a área de lançamento no Centro de Lançamento Espacial de Wenchang, na Província de Hainan, no sul da China.

O foguete transportador Longa Marcha-5 Y3 deve ser lançado no final de dezembro, segundo a Administração Nacional Aeroespacial da China.

Engenheiros espaciais conduziram testes no foguete depois que foi transportado para Wenchang no fim de outubro.

Foram necessárias duas horas para o transporte vertical do grande foguete para a área do lançamento. Engenheiros espaciais conduzirão uma avaliação final e testes no foguete antes do lançamento.

O iminente voo do Longa Marcha-5 é o destaque espacial do país deste ano, visto que o grande foguete é a chave para as futuras missões chinesas.

Se o voo for bem-sucedido, o foguete transportador lançará a primeira sonda da China para Marte e enviará a sonda Chang'e-5 à Lua para trazer amostras. 

Além disso, a versão modificada Longa Marcha-5B será usada na construção da estação espacial da China.

(Com a Xinhua/Diário do Povo)

Comentários