DIA INTERNACIONAL DA MULHER TEM CINEASTAS NA REDE MINAS

                                                                                                          Reprodução
Ex-delegado de Polícia e agora pastor Cláudio Guerra diante de fotos de ex-presos políticos do PCB
                   As mulheres por trás das câmeras 

Em março, quando é comemorado o Dia Internacional da Mulher, a Rede Minas presenteia o público com filmes feitos sob a direção delas no especial “Vida longa ao cinema feito por mulheres”. Todas as sextas, produções prestigiadas que passaram por festivais e foram aplaudidas ganham espaço na tela. Na próxima sexta (06), documentários abordam a política em suas diversas faces com os curtas “Uma família ilustre”, “Soy” e “Dilma”.

O documentário da mineira Beth Formaggini, “Uma família ilustre”, passou por dezenas de festivais no Brasil e no mundo, ganhou diversos prêmios e é exibido, pela primeira vez, na TV aberta. O filme apresenta o bispo evangélico Cláudio Guerra, ex-delegado da polícia civil na época da ditadura. Guerra foi responsável por assassinatos de militantes que lutavam contra o regime militar. 

No filme, o bispo conversa com o psicólogo Eduardo Passos, militante dos direitos humanos, e revela as suas motivações na época e como enxerga as ações de seu passado. O sucesso foi tão grande que, no último ano, a história ganhou uma nova versão no longa-metragem “Pastor Cláudio”.

Beth já carrega em sua bagagem trabalhos que lhe garantiram prêmios e o reconhecimento do setor audiovisual e do público. A curiosidade pelos fatos a motivou a se graduar em História e a paixão e técnica em revelar esses acontecimentos pelas lentes a fizeram se especializar em documentário e pesquisa audiovisual na Itália. Hoje faz parte da diretoria da Associação Brasileira de Cineastas.

Ainda nesta sexta, o público confere o filme “Dilma”, de Glenda Nicácio. No curta, a diretora apresenta a baiana que tem o mesmo nome da ex-presidenta. Proprietária de um bar, Dilma acompanha os últimos dias que antecedem as eleições de 2014 e traz a importância da representatividade da mulher no cenário político. 

Já o documentário “Soy”, de Denise Kelm, ultrapassa as fronteiras do Brasil e desembarca em Cuba, em 2016. No momento que se desenrolou com a morte de Fidel Castro, a ilha ganha os holofotes no mundo. Uma garota é capturada pelos flashes da mídia e retratada por carregar o peso da revolução.

A Faixa de Cinema vai ao ar nesta sexta (06), às 23h30, pela Rede Minas. Os filmes também podem ser vistos, no mesmo horário, no site da emissora: redeminas.tv.

                                                                          Divulgação

Cláudio Henrique na 29ª edição do Clube do Livro

O diretor e apresentador do Conversações, Cláudio Henrique, marca presença no Clube na 29ª edição do Clube do Livro BH. Na oportunidade, o jornalista vai falar sobre o programa da Rede Minas que aborda o universo da literatura do ponto de vista de leitores e escritores, convidando o telespectador a uma viagem no mundo dos livros.

O evento, lançado em 2013, já reuniu cerca de duas mil pessoas e realizou ações como a distribuição gratuita de livros e encontros em escolas públicas. O encontro acontece no próximo sábado (07), às 14h, no teatro do Centro Cultural UFMG, em Belo Horizonte.

SOBRE O CONVERSAÇÕES:

O programa Conversações, da Rede Minas, vai ao ar todas as quintas, às 20h30, com reprises às sextas, às 4h30, e aos domingos, às 13h. 

O público também pode acompanhar a atração pelo site da emissora: redeminas.tv.


Comentários