BH em tempo de Parada Gay

Com o tema Homofobia Mata e Deve Ser Crime, a 14ª Parada do Orgulho LGBT de Belo Horizonte acontecerá amanhã, encerrando as atividades da VII Semana BH sem Homofobia. Esta será a primeira vez que o evento levará às ruas da cidade a realidade dos crimes contra homossexuais, que vem ganhando maior espaço nas discussões públicas.

De acordo com o coordenador do evento e do Centro pelos Direitos Humanos e Cidadania LGBT da Prefeitura de Belo Horizonte, Carlos Magno, esta edição aproveita o contexto atual para engrossar o coro contra o preconceito e a morte de LGBTs. 

"No ano passado, nós fomos às ruas para lutar pelos direitos LGBTs, tendo em vista o momento eleitoral. Neste, nós focamos o combate à violência, a defesa da vida e a criminalização da homofobia, levantando bandeiras que são urgentes", completa Carlos Magno.

A partir do encontro na praça da Estação, no centro da capital, o cortejo seguirá - acompanhado de cinco trios elétricos - até a rua da Bahia. Em seguida, seguirá para a avenida Afonso Pena, até chegar à rua Professor Morais. Um dos destaques será o carro das travestis. O coordenador aponta que o motivo é chamar a atenção para a maior vulnerabilidade deste segmento LGBT. 

"As travestis são atualmente o maior alvo dos crimes registrados contra os LGBTs. Um fato a ser considerado é a questão da identidade de gênero delas não se encaixar nos padrões sociais.
 Isso as torna ainda mais suscetíveis à violência em seus variados níveis", observa o coordenador.

AGENDA
o que. 14ª Parada Gay de BH
quando. Domingo, às 11h
onde. Praça da Estação (centro de Belo Horizonte)
(Com Carlos Magno/O Tempo/Maíra Vieira/Divulgação)

Comentários