Marcha estudantil defende verba do PIB para educação

Como parte da programação do 52º Congresso da União Nacional dos Estudantes (Conune), iniciado na última quarta-feira (13), jovens de todo Brasil saíram às ruas de Goiânia (GO), ontem (14), em defesa de 10% do Produto Interno Bruto (PIB) para a educação. Sob o lema "Educação tem que ser 10!”, a Marcha reivindicou ainda o investimento de 50% dos royalties do petróleo da camada Pré-sal para a educação, além de questionar pontos do Plano nacional de Educação, que vale para o decênio 2011 – 2020.
O movimento estudantil reivindica que o Congresso Nacional aprove o Plano com investimento de 10% do PIB na educação até 2020. Segundo os estudantes, com o crescimento econômico do Brasil, que ocupa hoje o posto de sétima economia do mundo, é contraditório ocupar a 88º colocação no ranking de educação da Organização das Nações Unidas para a educação, a ciência e a cultura (Unesco).
"O Brasil não tem o direito de pensar pequeno em termos de educação e os estudantes estão atentos e se movimentando para construir hoje o Brasil do amanhã”, assinala a nota de divulgação da UNE. Os estudantes apontam, ainda, que os professores do ensino básico recebem, dentre as categorias profissionais do país, uma das mais baixas remunerações. (Com a Adital, imagem de Olívia Pimenta)

Comentários