Futebol é com Flávio Anselmo


 
GALO QUEBRA SEQUÊNCIA DE DERROTAS E AFUNDA COELHO

 
Se os jogadores do Atlético acreditam que aquela atitude de dar um gelo na imprensa na saída do intervalo teve peso significativo na vitória sobre o América por 2 a 0 – um gol em cada tempo – tirem logo seus cavalinhos da chuva. Bateram num velho freguês, sem nenhuma força. A péssima qualidade do espetáculo justifica campanha ruim dos dois no Brasileiro.
 O Galo melhorou alguma coisa, claro, e até Dorival Júnior esteve melhor nas alterações da partida. Nada de entusiasmar, contudo. Valeu pela vitória que fez o time dar um bom pulo na classificação geral, chegar aos 11 pontos e sair da zona do rebaixamento.
Já o Coelho completa seu oitavo jogo sem vitória (venceu apenas o Bahia, na estreia, por 2 a 1) e vê a situação se complicar ainda mais. Com apenas seis pontos, o time se firma na zona de rebaixamento do Campeonato Brasileiro, na 18ª posição.
O primeiro gol marcado por Jonathas Obina foi fruto de excelente jogada. O time tocou a bola por todo campo até o passe final ao filho de Sete Lagoas. O chute de perna esquerda saiu forte e o goleiro Flávio colaborou. Obina parece que ganhou a posição de centroavante.
No segundo, ele participou do contra-ataque com Neto Berola que acabara de entrar aos 20m. Berola marcou seu segundo gol no Brasileiro.
Apenas 7.300 torcedores pagaram ingresso pra ver o clássico. O próximo jogo do Galo é que definirá a possibilidade do time entrar nos trilhos: enfrenta o Vasco da Gama, em Ipatinga.
O Corinthians teve sua quinta vitória seguida e manteve-se na liderança invicto com 22 pontos. Derrotou o Atlético-GO, no Serra Dourada, por l a 0, gol de William. O Flamengo, também, invicto, mas com quatro empates, continua na vice-liderança com 19 pontos. Ganhou o clássico com o Fluminense por l a 0.
0 São Paulo com Rivaldo de titular e aos 40 anos com fôlego de menino de 20 manteve o tabu de não perder no Brasileiro para o Cruzeiro no Morumbi. Será que, também, quebrou o ritmo de entusiasmo de Joel Santana pelas três vitórias seguidas? Não houve nada de errado, não nessa derrota.
Esperava que isso viesse acontecer a qualquer momento. Joel Santana não tem varinha mágica. Recebeu um bagaço danado e até teve méritos em colocar a casa em ordem tão rapidamente.
No próximo domingo, o Cruzeiro receberá o Bahia, às seis e meia, na Arena do Jacaré, atrás da quarta vitória na competição. A despeito de jogar em casa, junto de sua torcida, os azuis não esperem moleza. Quem viu o empate (1 a 1) entre Botafogo e Bahia, no Pituaçu, sabe do que falo. Os baianos armaram bom time.
No jogo de sábado, o Cruzeiro ia bem até os 20m quando Rivaldo envolveu a defesa mineira numa tabela com Marlos, que encontrou Dagoberto livre na pequena área para abrir o placar.
Aos 39 minutos, Dagoberto foi derrubado por Fábio na área. Penâlti que o árbitro Marcelo de Lima Henrique não marcou. Curiosamente, também não aplicou cartão amarelo no atleta por simulação. Dagoberto seria expulso, pois já estava amarelado.
O São Paulo começou o segundo tempo arrasador . Rivaldo carregou a bola, com cinco defensores celestes e apenas um companheiro são-paulino. Mesmo assim, encontrou Marlos na entrada da área. Ele chutou no ângulo superior direito de Fábio, fazendo 2 a 0, aos 50 segundos de jogo.
Aos 11 minutos Joel Santana tirou Vitor, mal na partida. Colocou Roger, e mandou Marquinhos Paraná pra lateral direita. O Cruzeiro seguiu sem objetividade. A alteração seguinte de Joel surtiu efeito: Ortigoza no lugar de Thiago Ribeiro. No seu primeiro toque na bola deixou Wallyson na cara do gol, em cruzamento da direita. O atacante acabou com o jejum de oito jogos sem marcar. Gil levou o terceiro e não joga contra o Bahia. Problema sério.
Ainda bem que Fred entrou no lugar de Neymar. Fez em poucos minutos o que a "jóia" santista deixou de fazer em 65 minutos que ficou em campo. O Brasil tirou o empate no fim e estava perto de ficar numa situação mais complicada que a da Argentina. O Paraguai soube aproveitar os erros do nosso time e virou o injusto placar de l a 0 para 2 a 1 em seu favor. Injusto sim, pois no primeiro tempo, quando levou o gol de Jadson, mandava na partida.
No gol de empate deles Neymar acabara de jogar fora uma chance enorme de fazer o segundo. Os paraguaios bateram rápido o tiro de meta, com a bola rolando e puxaram o contra-ataque nas costas de Daniel Alves - péssima atuação. A bola terminou cruzada rasteira na área e Roque Santa Cruz, sem a cobertura de André Santos - outra piabinha -  empatou.
No segundo gol deles, Daniel Alves tinha a bola dominada, quis driblar e perdeu para Roque que passou para Waldês fazer 2 a l. O nosso gol de empate num toque de Ganso - outro omisso - para Fred. Girou o corpo e marcou. Faltavam poucos minutos para o jogo acabar.

Mentira ou jogo de estratégia?  São explicações que os repórteres exigem de Mano Meneses. Isso não aconteceria com Dunga, Luxemburgo ou Felipão. A questão surgiu por causa da presença surpresa de Jadson no time contra o Paraguai. Mano fez três testes na Seleção e dois foram revelados pela diretoria de comunicação da CBF: a saída de Ramirez e Robinho e as entradas de Elano e Lucas. A terceira opção não foi informada e aconteceu. Ramirez no time e Jadson no lugar de Robinho.
E o que querem cobrar de Mano? Outros treinadores – Dunga, por exemplo – só anunciava a equipe dentro do prazo estabelecido pela Fifa, 45 minutos antes do início da partida. Tal atitude não cobro do nosso treinador. Cobro melhor leitura da partida e dos adversários pra que possa mudar certo e promover as melhores escalações.
No treino da última quarta-feira, Mano Menezes fez três testes na Seleção Brasileira. Dois deles foram revelados pela diretoria de comunicação da CBF: saídas de Ramires e Robinho para as entradas de Elano e Lucas. Porém, a terceira alternativa não foi informada de forma oficial, com Jadson no meio-campo, ajudando Paulo Henrique Ganso na criação das jogadas.
A bela Hope Solo já havia anunciado que não lhe interessava o título de musa da Copa do Mundo. Estava focada na partida contra o Brasil. Dispensava os elogios à sua beleza loura de olhos verdes e que vissem tão-somente seu talento em campo. Mostrou isso na eliminação do Brasil neste domingo.
O jogo válido pelas quartas de final da Copa do Mundo de futebol feminino na Alemanha terminou empatado em 2 a 2. O Brasil vencia por 2 a l, abalado com um gol contra de Daiane e levou o empate bem no final. Na cobrança de penais, Hope Solo defendeu a cobrança da mesma Daiana e classificou os Estados Unidos.
Os Estados Unidos, agora, fazem a primeira semifinal do Mundial contra a França, na cidade de Mönchengladbach, quarta-feira, às 13h (de Brasília). O Brasil volta para a casa. Na outra chave, a Suécia pega o Japão.
Nesta  terça-feira, Uruguai e México se enfrentam em La Plata, na última rodada da fase de classificação da Copa América. A partida é muito importante para a Celeste, que, com dois pontos, precisa vencer por dois gols de diferença para garantir a vaga nas quartas de final. Chile e Peru jogam mais cedo e estão empatados com 4 pontos. Se houver empate no jogo, só um milagre salva os uruguaios.
No grupo do Brasil a decisão será na próxima quarta-feira. A líder Venezuela, com quatro pontos, precisa apenas do empate contra o Paraguai, que tem dois pontos e joga só pela vitória. O mesmo acontece com o Brasil diante do Equador, que tem um ponto e grandes esperanças de chegar a quatro. Só a vitória interessa aos brasileiros que, ainda, não venceram na competição.
A Colômbia derrotou a Bolívia (2 a 0) no grupo A e se classificou. Deixou apenas uma vaga que deverá ficar com a Argentina desde que vença a Costa Rica.

 
Flávio Anselmo
Acesse meu blog
www.flavioanselmodepeitoaberto.blogspot.com

Comentários