Espanhóis protestam na Praça do Sol


Milhares de espanhóis puseram-se em marcha vindos de várias regiões espanholas e na noita passada encontraram-se na Praça Porta do Sol, local onde tudo começou. As pessoas voltaram a acampar no Centro de Madrid, e continuavam neste domingo a discutir perspectivas de luta.
As marchas tiveram origem na Galícia, País Basco, Catalunha, Andaluzia, Extremadura, Valencia e Murcia e chegaram ao centro de Madrid ao início da noite de sábado. onde eram esperadas por muitos milhares de pessoas. Reuniu em seguida uma assembleia onde os manifestantes puderam relatar a experiência dos últimos dias. Na Porta do Sol também foi prestada uma homenagem às vítimas do massacre na Noruega, com um minuto de silêncio em sua memória.
O desemprego – que atingiu os 21% e no caso dos jovens é de 35% – é a principal causa da indignação dos participantes neste movimento. Mas a insatisfação com os políticos e os casos de corrupção, que têm centrado a atenção da sociedade nos últimos meses, também está no topo da agenda dos indignados, que criticam a ausência de representação dos cidadãos na política numa altura em que os políticos estão mais interessados em representar os interesses dos mercados financeiros. As vigílias na Porta do Sol seguirão durante a semana.  (Com o Correio do Brasil/Divulgação)

Comentários