Movimento Ocupar Wall Street faz concentração em Denver, uma linda cidade do Colorado


              
O movimento Ocupar Wall Street (OWS) nos Estados Unidos realizará hoje uma jornada nacional contra as corporações, cujo centro será a cidade de Denver, Colorado.


  Os protestos anti-empresariais se estenderão também a Nova York, Oakland (Califórnia), assim como ao redor de 70 cidades.



Em Denver ocorrerá uma concentração a partir de 15:00 hora local no Civic Center Park, desde onde sairá uma manifestação para a sede do Conselho de Intercâmbio Legislativo estadunidense (ALEC, por suas siglas em inglês), reportou a página do OWS (www.occupywallst.org).



A ALEC constitui uma das organizações mais influentes que vincula legisladores estatais com as empresas e centros de pesquisa e, ao apoiar as corporações, vai contra sindicatos e legislações estatais, comentou um colunista do jornal The Huffington Pós.



As maiores corporações nos Estados Unidos, como ExxonMobil, Bank of America, BP, Monsanto, Pfizer e Wal-Mart usam a ALEC para subornar legisladores, que decretam leis que só servem aos interesses desses empórios e não aos interesses das pessoas, explica a convocação.



Algumas medidas fortemente criticadas como uma legislação anti-trabalhista em Wisconsin e o projeto racista que é a lei SB 1070 no Arizona, a qual criminaliza emigrantes sem papéis, são exemplos recentes e destrutivos que demonstram para quê as corporações usam a ALEC, agrega o comunicado.



O poder corporativo, e a ALEC em específico, corroem nossa democracia, socavam os direitos dos trabalhadores e os sindicatos, destroem o meio ambiente, obstaculizam os esforços para abordar a mudança climática, ameaçam a educação pública e defendem práticas agrícolas destrutivas, acrescentou o texto.



Exigimos que a ALEC se dissolva e as empresas se distanciem das decisões que afetam nossas vidas. O futuro da nossa espécie e do planeta exigem isso. Nós decidiremos nosso próprio destino, acrescenta o apelo dos chamados indignados.



O OWS nasceu em Nova York no dia 17 de setembro de 2011, frente à sede do poder financeiro do país, a fim de denunciar as desigualdades geradas pelo sistema capitalista e o enorme poder das grandes corporações e bancos.



O grupo exige da administração do presidente Barack Obama melhorias nos principais indicadores sociais assim como reverter a situação do desemprego que afeta mais de 12 milhões e meio de estadunidenses.



Os protestos estenderam-se às principais cidades da nação, com a participação de estudantes, desempregados, veteranos, afroestadunidenses, latinos, representantes de movimentos feministas e meioambientais, que consideram-se parte dos 99% explorados pelo sistema capitalista.

Comentários