Imagem da ACJMBA
                                                                             
Brasileiros ratificam compromisso com 
a defesa da Revolução cubana


A luta pela libertação de cinco antiterroristas cubanos presos nos Estados Unidos e pelo fim do bloqueio econômico de Washington contra Havana sobressaiu no encerramento da XX Convenção Nacional de Solidariedade com Cuba em Brasil.

  Cerca de 300 representantes de 19 associações de solidariedade com Cuba em igual quantidade de estados brasileiros, de 39 movimentos sociais e partidos políticos e do Grupo Parlamentar de Amizade Brasil-Cuba assistiram ao encontro, efetuado em Salvador, capital do estado brasileiro da Bahia.

O vigésimo encontro solidário concluiu ontem à noite três dias de debates com uma atividade político-cultural.

A presidente do Conselho Mundial da Paz, Socorro Gomes, apontou que desta reunião "saímos com o pensamento mais fortalecido, mais fraternos e mais enobrecidos porque exercemos o legítimo dever e direito de ratificar nossa solidariedade política e militante".

Ao mesmo tempo, Gomes sublinhou que se trabalha para o futuro, para mais ações, para mais luta e esta é uma luta que tem objetivos concretos: fim do bloqueio, liberdade para os Cinco Heróis cubanos e para que nosso continente seja soberano e independente, precisou.

A senadora Vanessa Grazziotin, coordenadora do Grupo Parlamentar de Amizade Brasil-Cuba, assinalou que no trabalho de respaldo à ilha caribenha os brasileiros e irmãos de todo mundo temos uma prioridade, a batalha pela libertação de Gerardo Hernández, Antonio Guerreiro, Fernando González, Ramón Labañino e René González. "O movimento de solidariedade tem um caráter internacionalista, ao mesmo tempo que nos solidarizamos com Cuba, lutamos pela construção de sociedades solidárias e por um mundo mais solidário", asseverou a coordenadora desse grupo parlamentar, integrado por mais de 200 senadores e deputados brasileiros.

No encerramento ontem à noite do vigésimo encontro solidário, a presidente do Instituto Cubano de Amizade com os Povos (ICAP), Kenia Serrano, agradeceu os esforços combinados dos amigos brasileiros e ratificou-lhes que os cubanos, ainda quando sejam muito grandes os desafios a vencer, não lhes falharão.

As palavras e a solidariedade dos irmãos brasileiros são uma constante motivação para os cubanos, para seguir dizendo ao povo do Brasil que em Cuba seguiremos nessa batalha pela melhoria humana, pelo fortalecimento do socialismo, para que tenhamos uma maior justiça social e uma melhor sociedade, destacou.

Sobre a luta pela libertação dos Cinco -como lhes conhece no mundo- Serrano disse que se há uma palavra que sintetiza o momento atual da causa é Urgência, porque os cinco cubanos combatentes contra o terrorismo devem ser libertados já.

"Urgência -insistiu- porque no dia 4 de junho se cumprirão cinco mil dias de sua cruel prisão, que coincide com o aniversário de Gerardo".

Depois de indicar que esta convenção brasileira tem sido uma construção da unidade, a presidente do ICAP exaltou que o espaço da solidariedade com Cuba é uma rede de pessoas ao longo do mundo, refletida em 2.116 associações de amizade com a ilha caribenha, existente em 152 países.

Estamos conscientes que os métodos são novos e como mesmo Cuba atualiza seu modelo, temos que nos atualizar em nossos métodos de luta, como as redes sociais e os novos meios de comunicação, mas -alertou- também seguir apostando no trabalho pessoa a pessoa.

"Estes 20 anos de convenções, estes mais de 50 anos de amizade mútua Brasil-Cuba são para todos nós o compromisso de que a outra metade do século, em que vamos seguir fazendo solidariedade, seja numa América Latina e Caribe mais integrados", assegurou.

Durante a sessão final, o presidente da Associação Cultura José Martí da Bahia, Antonio Barreto, leu a Carta de Salvador de todos os povos e lutas, que recolhe as principais linhas e as ações futuras da solidariedade com Cuba no Brasil.

E ainda, Barreto anunciou que a vigésima primeira convenção nacional se efetuará no próximo ano no estado do Paraná e muito possivelmente em Foz do Iguaçu. (Com a PL)

Comentários