O saxofonista Bob Wilber: apresentações sábado e domingo em Nova Lima
                                                                                       
Estação Nova Orleans- Nova Lima

Um show de jazz na Praça Bernardino de Lima


   José Carlos Alexandre

Um festival e tanto. E sem perigo de a chuva atrapalhar tudo. Trata-se da Estação Nova Orleans-Nova Lima. Maravilha. Só lamento que minha estada de quase um mês nos Estados Unidos, quando percorri o país de norte a sul e de leste a oeste. Uma pena Nova Orleans tenha ficado de fora. Foi antes do katrina.

Portanto poderia ter curtido mais a cidade-símbolo do jazz. E jazz está no meu sangue, assim como as lutas sociais. Afinal Nova Lima foi exemplo dos dois ( jazz e lutas sociais) desde a minha mais tensa infância...Meu pai tinha um jazz. O Banjo de Ouro. 

Historiadores da cidade, como Jesus Drummond Baptista podem atestar melhor.Ou meu tio, Edson Soares, o Nota! E pessoas antigas que talvez se lembrem de meu pai à frente do Banjo de Ouro tocando no Centro Ideal, no Villa Nova, na Aurilândia...

Eram dois grandes da música em Nova Lima.Meu pai e Bandurra.  Cada um com sua orquestra, seu jazz...

E adivinhem quem costumava ser o mascote do Banjo de Ouro? Este escriba aqui...Com um detalhe: dois dos meus tios, por parte de minha mãe, foram baterista: Otto Custódio Soares e Euclides Custódio Soares, E minha madrinha, pelo menos em algum momento, Miracy Custódio Soares, foi um das cronners do jazz de meu pai. As fotos do Jesus Drummond Baptista só confirmam o que aqui escrevo...

Estou no momento sem fotos do Banjo de Ouro. Mas em Nova Lima os clubes que citei devem ter Além do ex-vereador e historiador de Nova Lima, Jesus 
Drummond Baptista. Como eu gostaria que os participantes do masterclass a se realizar durante o festival possam estudar a influência do jazz na formação dos jovens músicos de Nova Lima...

    A programação da Estação Nova Orleans-Nova Lima inclui show com saxofonista norte-americano Bob Wilber e sua banda. Ele também vai participar do masterclass, algo como um curso intensivo de música com dois dias de duração.

Imperdíveis também a  apresentação das bandas de Nova Lima.À frente a União Operária, que,em certa ocasião, contou com a participação de meu pai. Hoje ele é nome de rua em Nova Lima: Rua Maestro Manassés Alexandre, no bairro dos Cristais.

Comentários