Nota de repúdio das Brigadas Populares acerca da violência policial em Timóteo (MG)

                                                                     
Nota de repúdio das Brigadas Populares acerca da violência policial em Timóteo (MG)

A violência e o desrespeito ao direito à moradia das famílias já está anunciado e toda sua estratégia truculenta sendo arquitetada pelo poder público

As Brigadas Populares de Minas Gerais vem a público manifestar total repúdio à violência empreendida pela Polícia Militar contra os moradores das cinco ocupações na cidade de Timóteo (MG), na região do Vale do Aço.

Durante a madrugada da última quinta-feira, dia 19, os moradores foram surpreendidos com um forte aparato policial cercando as habitações, preparados para todo tipo de violência. Inclusive, ocorreram espancamentos de moradores e militantes das Brigadas Populares. Situação que se repete reiteradas vezes, como prática de terror psicológico levado a cabo pela Polícia Militar de Minas Gerais. Inclusive, nestas mesmas ocupações, tais fatos já foram vivenciados e por nós denunciados em maio deste ano.

Imediatamente os advogados populares que acompanham a causa se dirigiram de Belo Horizonte para Timóteo, no meio da noite, temendo consequências irreversíveis diante da agressividade policial e certos de que havia mandado de despejo expedido.

Ao chegarem lá a situação já estava mais calma e averiguou-se não haver mandado de despejo expedido, tampouco a formação da comissão prevista na Lei Estadual 13.604, exigência para a realização de desocupações. Fatos estes que agravam a situação, corroborando que a ação da polícia se orienta à criação de terror e opressão das famílias, ainda que sem respaldo judicial.

Os advogados e a defensoria pública estão empenhando todos os esforços cabíveis para reverter a decisão do juiz de Timóteo, que a todo custo quer fazer o despejo, desconsiderando inclusive decisão do Tribunal de Justiça de Minas Gerais.

Por último, denunciamos que toda esta situação tem respaldo e estímulo do atual prefeito, que teme perturbações em ano eleitoral e, com isso, prefere oprimir e privar centenas de famílias de seus lares.

Estamos certos, diante do ocorrido, de que há uma articulação entre a Polícia Militar de Minas Gerais, o juízo de primeiro grau em Timóteo, o Poder Executivo Local e Estadual pronta para empreender uma enorme atrocidade contra o povo pobre de Timóteo. Como vemos, a violência e o desrespeito ao direito à moradia das famílias já está anunciado e toda sua estratégia truculenta sendo arquitetada pelo poder público.

Denunciamos, portanto, tal situação de violência física e moral empreendidas pelas autoridades contra o povo pobre e repudiamos toda forma de opressão contra estas famílias.



Pátria Livre! Venceremos!

Belo Horizonte, 23 de julho de 2012

Brigadas Populares – MG

www.brigadaspopulares.org

Comentários