Brasil compra 60 trens elétricos a empresas chinesas


                                                        
O Departamento de Transportes Rodoviários do Estado do Rio de Janeiro assinou nesta quarta-feira (24) um acordo de compra de trens elétricos a duas empresas chinesas, Changchun Railway Vehicles Co., Ltd. e China National Machinery Import & Export Corporation.
Os 60 trens, fabricados na China, vão servir o sistema metropolitano, operado pela SuperVia no Rio de Janeiro.

O governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral, o embaixador da China no Brasil, Li Jinzhang e a consulesa-geral chinesa no Rio, Chen Xiaoling participaram na cerimônia de assinatura deste acordo.

O embaixador chinês acredita que a aquisição da frota é uma oportunidade para reforçar as trocas e cooperações econômicas e comerciais entre os dois países. Wang Xusheng, presidente da China National Machinery Import & Export Corporation, também manifestou confiança em futuros acordos.

Numa altura em que já se fazem os preparativos para a Copa do Mundo de 2014 e os Jogos Olímpicos de 2016, o governo estatal do Rio de Janeiro acredita que é indispensável melhorar a rede de transportes.

Segundo o governador carioca, o sistema de metropolitano já passou por períodos difíceis. As composições eram antigas e, entre os trens que circulavam, apenas dez estavam equipados com ar-condicionado. Sérgio Cabral acredita que a parceria é uma mais-valia para o sistema de transportes do Rio de Janeiro.

De acordo com este protocolo, a parte chinesa vai ainda proceder a trabalhos de renovação de 73 composições da SuperVia. Os trabalhos incluem a atualização de equipamentos e o estabelecimento do sistema de ar-condicionado. (Com a Rádio China Internacional)

Comentários