Obama, Bush, o Blair devem ser levados a julgamento no TPI , diz Chomsky

                                                           

Renomado acadêmico americano, Noam Chomsky, diz  que o presidente dos EUA, Barack Obama, seu antecessor, George W. Bush, junto com o ex-primeiro-ministro britânico Tony Blair devem enfrentar um julgamento para a invasão do Iraque em 2003 e o tumulto que se seguiu, no estado árabe.


"Bush e Blair deveriam estar lá em cima [no Tribunal Penal Internacional]. Não há crime recente pior que a invasão do Iraque. Obama tem que estar lá para a guerra do terror ", Chomsky disse  à Russia Today na quinta-feira. 

Em 2003, os EUA e a Grã-Bretanha invadiram o Iraque em uma flagrante violação do direito internacional e sob o pretexto de encontrar armas de destruição em massa. Mas não tais armas nunca foram encontradas no Iraque. 

Mais de um milhão de iraquianos foram mortos como resultado da invasão liderada pelos EUA e subsequente ocupação do país, de acordo com a organização com sede na Califórnia investigativo, Project Censored. 

Chomsky, um crítico proeminente da política externa dos EUA, disse que a invasão do Iraque é um "supremo crime internacional", acrescentando que os EUA e seus aliados foram responsáveis ​​por ataques a bomba em todo o país árabe. 

"A invasão do Iraque pelos EUA e do Reino Unido foi um exemplo clássico de agressão, nenhuma pergunta sobre o assunto. O que significa que foram responsáveis ​​por todo o mal que segue como os bombardeios. Sério conflito surgiu, [e] se espalhou por toda a região. Na verdade, a região está sendo despedaçada por este conflito. Isso é parte do mal que se segue, "Chomsky afirmou.(Com a Press TV)

Comentários