Sindicato reintegra bancário do Itaú. Veja ao final da notícia "Atuação Nota 10"

                                                         
O Sindicato dos Bancários de Belo Horizonte, através de seu Departamento Jurídico, garantiu vitória na Justiça com a reintegração de um funcionário do Itaú. O bancário afirmou ter sido demitido num ato discriminatório por ser portador do vírus HIV, sendo que, no processo, ele comprovou o tempo de contribuição ao INSS, a idade que possuía na época da dispensa e o tempo de vínculo empregatício com o banco.

Apesar de a Justiça, em primeira instância, não ter acatado a alegação do funcionário, o Tribunal Regional do Trabalho (TRT), por meio da Segunda Turma, reformou a decisão. O banco tentou recorrer ao Tribunal Superior do Trabalho, mas perdeu novamente e a decisão de reintegração foi mantida. 

O entendimento é que o bancário tem o direito de ser reintegrado por portar doença grave.
A Justiça considerou também que, antes da dispensa do funcionário, o banco deveria ter levado em conta a idade, o tempo de contribuição e a expectativa do trabalhador frente ao mercado de trabalho.

A ação judicial do Sindicato teve como base os princípios constitucionais de dignidade da pessoa humana, do fim social do contrato de trabalho e a valorização do trabalho para o ser humano, assim como a garantia de punição a qualquer ato atentatório aos direitos e liberdades fundamentais.

Para o diretor do Departamento Jurídico do Sindicato, Fenando Neiva, esta é mais uma vitória do Sindicato contra o desrespeito do Itaú aos direitos de seus funcionários. "Além disso, em 25 de setembro de 2012, após o início do processo, foi emitida a Súmula 443, que trata exatamente da dispensa de portadores do HIV e outras doenças graves que suscitem estigma e preconceito", completou.
Para a funcionária do Itaú e diretora do Sindicato, Liliane Oliveira, a atitude do banco foi de total desrespeito, já que tinha conhecimento da situação do bancário e de que ele está em tratamento. "Esta é uma importante vitória dos funcionários na luta contra a discriminação de portadores de doenças graves no Itaú. Alertamos a todos aqueles que se sentirem lesados, que procurem o Sindicato para que possamos tomar todas as medidas cabíveis para garantir seus direitos", afirmou. (Com o SEEBH)
 

ATUAÇÃO NOTA 10

José Carlos Alexandre

Há muitos anos deixei de militar na imprensa diária. Fui aposentado praticamente compulsoriamente.Já que o jornal em que trabalhava, desde os anos 60, simplesmente fechou-se.

Durante boa parte de minha vida profissional dediquei-me à cobertura sindical. E o Sindicato dos Bancários, juntamente com sua Federação, com Vieira, Ziller, Fausto Drummond, Antônio Faria Lopes, Arlindo Ramos e outros eram meus pontos certos...

Transferi-me depois para a editoria de Internacional e perdi os contatos sindicais, a não ser os mais ligados à atividade política, que nunca deixei de exercer...

Com muita honra compareci ao Sindicato dos Bancários no dia em que Armando Ziller foi homenageado. Não havia como não comparecer...E encantei-me com a organização da entidade, que passo a acompanhar pela internet.

Que pessoal jovem atuante. Nas greves e fora delas... Esta conquista agora da reintegração nos quadros do Itaú de um funcionário, remete-me ao filme "Philadelfia", um dos êxitos de Hollywood, dando-me saudade de Los Angeles, que amei, embora seus produtores e diretores primam pelo conservadorismo capitalista...

Mas esta é outra história. Estas linhas têm por motivo homenagear toda a direção do Sindicato dos Bancários.

Certamente um exemplo para o Brasil e para o sindicalismo latino-americano.


Comentários