Viagem de Xi Jinping confirma nova era na diplomacia

                         
  
 Beijing, 31 mai (Prensa Latina) A viagem iniciada hoje pelo presidente Xi Jinping pelas Américas confirma que Beijing promove uma diplomacia multidirecional que propõe uma nova dinâmica a suas relações internacionais, uma mensagem que seus líderes levam em pessoa a diversas regiões do mundo.

Jinping partiu hoje à frente de uma delegação oficial que visitará Trinidad e Tobago, Costa Rica, México e terminará na Califórnia, onde terá uma reunião de cúpula com o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama.

Especialistas nesta capital consideram que a primeira visita de um presidente chinês a Trinidad e Tobago promoverá o conhecimento tanto dessa ilha como da região do Caribe anglófono como um todo.

Durante sua estada na cidade de Porto Espanha, o chefe de Estado aproveitará a ocasião para se encontrar e compartilhar com os mandatários de Antigua e Barbuda, República Dominica, Granada, Bahamas, Jamaica, Guiana, Suriname e Barbados sobre as perspectiva de maiores vínculos econômicos e de colaboração, segundo foi divulgado.

Em Trinidad e Tobago, Costa Rica e México, está previsto que o presidente Xi assine acordos de colaboração e tenha reuniões prolongadas com seus anfitriões, o que é considerado aqui relevante para aumentar a confiança mútua e ampliar os vínculos com essa região do mundo.

Para analistas em Beijing, a aproximação entre a China e a América Latina, regiões do mundo com maior crescimento econômico em momentos de recessão no chamado primeiro mundo, demonstra que são sócios naturais com aspirações comuns de mudar a ordem econômica mundial.

Já a cúpula entre Xi e Obama, que encerrará sua viagem, pode ser uma boa oportunidade para que os líderes de ambas potências se conheçam melhor, aprofundem sua confiança e resolvam divergências na hora de avaliar suas relações e as crises em diversas partes do mundo.

Em menos de três meses no poder, Xi e o primeiro-ministro Li Kegiang levaram ao mundo a intenção desta nova diretiva de melhorar suas relações internacionais e elevar o nível de cooperação.

O presidente realizou sua primeira viagem oficial no final de março, passando pela Rússia, Tanzânia, África do Sul - onde participou da Cúpula do Brics, um órgão de economias em ascensão integrado pelo Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul - e finalizando na República do Congo.

Por sua vez, o primeiro-ministro Li viajou à Índia, Paquistão, Suíça e Alemanha para fortalecer os vínculos deste gigante asiático com seus vizinhos e com a Europa, e demonstrar que a segunda maior economia do mundo está disposta a cooperar com velhos amigos e também com novos aliados.

Comentários