Carlos Lúcio Gontijo distribuirá "O guarda-chuva do Simão" a 40 escolas do ensino fundamental

                                                                     
          Carlos Lúcio Gontijo, poeta, escritor e jornalista, apresentará ao público leitor de Belo Horizonte o seu terceiro livro infantil, “O guarda-chuva do Simão”, que compõe uma carreira literária que contabiliza 17 edições, que se encontram disponíveis, em livre acesso, no site do autor (www.carlosluciogontijo.jor.br).

O novo livro infantil recebeu ilustrações e programação visual de Nivaldo Marques Martins e traz a preocupação de introduzir as crianças alfabetizadas no mundo da metáfora, da poesia e da realidade social que as cerca, passando-lhes a ideia da necessidade de acolher e incluir, fraternalmente, todas as pessoas no ambiente comunitário.

Carlos Lúcio (foto) lançou seu primeiro livro em 1977 e tem plena noção das dificuldades existentes no mercado editorial, que sofre as duras consequências da falta de hábito e gosto pela leitura ainda constatada no Brasil. Por isso, “O guarda-chuva do Simão” será distribuído às escolas que se interessarem em abrigá-lo em sua biblioteca

O projeto espera contar com interesse de até 40 escolas, que receberão (gratuitamente) 20 exemplares da nova obra infantil, com o objetivo de facilitar o trabalho desenvolvido em sala de aula pelas professoras e professores.

Homenagens

Na ocasião, o autor prestará homenagem a pessoas ligadas à sua carreira literária por intermédio da entrega do troféu “Mérito”, instituído pelo site “Flanelinha da Palavra”, que completa dez anos neste ano.  Serão homenageados o comunicador visual Nivaldo Marques Martins, que desde o ano de 1993 empresta seu talento à obra literária de Carlos Lúcio Gontijo, como ilustrador e diagramador; o casal Adílson e Ana Maria Mesquita Batista, que há 38 anos prestigia o autor comparecendo a todos os lançamentos do autor em Belo Horizonte; e a jornalista e psicóloga Berenicy Raelmy da Silva, que desde o romance “O Contador de Formigas” é revisora dos livros de Carlos Lúcio.

Sorteio de quadros

Haverá também, dentro da solenidade de entrega dos exemplares do livro “O guarda-chuva do Simão” a 40 escolas de ensino fundamental, o sorteio de dois quadros com poema de Carlos Lúcio Gontijo aos presentes: sendo um quadro para uma das escolas inscritas; e o outro destinado a uma das pessoas presentes ao evento.  

Dia 14 de março

As escolas que se apresentarem interessadas no livro “O guarda-chuva do Simão” deverão marcar presença na Associação Mineira de Imprensa (AMI), na Rua da Bahia, 1.450, centro de Belo Horizonte, no dia 14 de março de 2015, às 18h de um sábado.
               
A AMI, apoiadora da realização do evento, solicita que as escolas de Belo Horizonte e Região Metropolitana, dispostas a enviarem seus representantes, entrem em contato com a entidade, no horário de 10h às 16 horas, pelo telefone (31) 3224-5890, de segunda a sexta-feira, pois o número de vagas disponíveis se restringe a 40 escolas de ensino fundamental, obedecendo à quantidade de exemplares que serão repassados sem qualquer ônus às unidades escolares. (Na imagem o presidente da Associação Mineira de Imprensa, Joaquim Wilson Miranda)

Comentários