Sindicato dos Jornalistas protocola pauta de reivindicações nos sindicatos patronais

                                                                        
As revindicações foram discutidas nas redações, diz Sindicato
O Sindicato dos Jornalistas Profissionais de Minas Gerais protocolou na tarde desta sexta-feira 27/2/15 nos sindicatos patronais a pauta de reivindicações dos jornalistas de jornais, revistas e portais, rádio e televisão para 2015/2016. A pauta, contendo 36 itens, foi aprovada em assembleia realizada na noite de quinta-feira na sede do Sindicato.

A primeira reivindicação é de recomposição dos salários com base no INPC do período (1º de abril de 2014 a 31 de março de 2015) e sobre esse valor aumento real de 5%. O piso salarial reivindicado é de R$ 2.700, para jornada diária de cinco horas. Outra reivindicação importante é a adoção da jornada de sete horas, acompanhada do devido pagamento de duas horas extras.

A pauta procura unificar as reivindicações e universalizar as conquistas da categoria. “Ela é resultado das consultas que fizemos aos jornalistas”, explica o presidente Kerison Lopes. “Traduz o trabalho que vem sendo feito desde 2014 e que foi ampliado nas visitas às redações.” Para elaborá-la, o Sindicato recebeu sugestões via internet, publicou um boletim Pauta Extra com subsídios para discussões e percorreu redações. 

Pauta levantada nas redações foi discutida pelos participantes da assembleia

Multa e plano de saúde

Entre as novidades reivindicadas pela categoria e incluídas na pauta estão a multa por atraso no pagamento do salário e no depósito do FGTS. Outra inovação é o pagamento de valor correspondente ao do vale-transporte para os profissionais que usam transporte individual, inclusive bicicleta. A categoria reivindica também a oferta pelas empresas de bicicletário para abrigar as bicicletas dos jornalistas que optam por esse meio de locomoção.

Outra novidade é o Adicional por Tempo de Serviço, com índice de 3% sobre o salário para cada quinquênio trabalhado na mesma empresa. WI-FI gratuito nas redações, Auxílio Alimentação e Auxílio Creche também estão contemplados na pauta, bem como a obrigatoriedade de oferecimento de assistência médica e hospitalar de reconhecida qualidade; neste caso, serão considerados dependentes dos empregados também os companheiros ou companheiras que comprovarem união estável e homoafetiva.

Redução da Taxa de Fortalecimento

Outro item incluído pelo Sindicato é a redução da Taxa de Fortalecimento para 1% do salário reajustado. Esta taxa, que, como o nome diz, visa ao fortalecimento da entidade de representação dos jornalistas, é descontada pela empresa e depositada para o Sindicato uma única vez, em abril.

Representantes do Sindicato dos Radialistas participaram da assembleia, dando continuidade ao propósito dos dois sindicatos de unirem suas forças para fortalecer a campanha. A data-base das duas categorias é 1º de abril. (Imagem: Gil Sotero/SJPMG)

Comentários