7 Dúvidas sobre o Alzheimer

                                                                  
                                                                 Reprodução da internet
O surgimento da doença de Alzheimer desperta várias incertezas no doente e nos familiares.  Conheça 7 dúvidas frequentes que acometem as pessoas quando os primeiros sintomas se manifestam

1- Que profissionais devem acompanhar a saúde do doente de Alzheimer?

O doente pode se consultar com neurologistas, geriatras, psiquiatras e até mesmo clínicos gerais. Além disso, é importante, durante o tratamento, que o doente receba o apoio de outros profissionais, como cuidadores familiares,  terapeutas ocupacionais, psicólogos,  nutricionistas, fonoaudiólogos, fisioterapeutas, dentistas e muito mais. O importante é que o médico escolhido esteja capacitado a dar um diagnóstico amplo e preciso.

2- O que causa o Alzheimer?

O surgimento do Alzheimer está ligado ao acúmulo das proteínas beta-amilóide insolúvel e tau no cérebro, o que causa a morte das células nervosas.  A presença dessas proteínas no cérebro se espalha progressivamente pelo córtex cerebral, causando a morte dos neurônios e a atrofia das regiões atingidas.  Essas proteínas atacam primeiramente o hipocampo e os lobos temporais, responsáveis pela memória, se espalhando posteriormente por todo o cérebro.

3-  Após o acúmulo das proteínas, em quanto tempo os sintomas começam a surgir?

Acredita-se que esse acúmulo pode acontecer por vários anos antes que os primeiros sintomas comecem a se manifestar. As fases do Alzheimer são dividias em três: inicial, intermediária e final, que vão desde o primeiros sintomas, como perda de memória e confusões, até a total dependência do doente, no último estágio. Em geral, pacientes diagnosticados antes do 65 anos possuem um avanço mais rápido da doença; já em idosos acima dos 80 anos ele se torna mais lento. O idoso pode chegar a viver até 20 anos nessa condição.

4-  Quais são os impactos do avanço do Alzheimer?

Do ponto de vista patológico, o Alzheimer atinge apenas as regiões cerebrais relacionadas à cognição e ao comportamento.  Mas outras alterações podem acontecer em diversas partes do corpo,  como infecções e pneumonias por aspiração. Além disso, a medicação tomada para controlar os sintomas psiquiátricos pode aumentar os riscos de quedas ou problemas cardiovasculares.

5-  O Alzheimer pode avançar com que velocidade?

Não há uma velocidade regular na progressão do Alzheimer. Existem muitas variáveis que podem influenciar em seu avanço, como a idade na hora do diagnóstico, a agressividade da doença, a demora para iniciar o tratamento, outras doenças que podem atingir o idoso e a forma como os familiares cuidam do doente.

É comum que pessoas com menos de 65 anos tenham uma evolução mais rápida quando diagnosticado. Entretanto, pessoas diagnosticadas com mais de 80 anos costumam ter uma evolução mais lenta.

6- Mulheres estão mais propensas a desenvolver o Alzheimer?

É mais comum vermos mulheres com Alzheimer porque a expectativa de vida feminina é maior que a dos homens, mas a frequência do aparecimento da doença é semelhante em ambos os sexos.

7-  A depressão na terceira idade pode aumentar as chances do idoso desenvolver Alzheimer?

A depressão pode causar alterações cognitivas, o que se torna um fator de risco para o aparecimento do Alzheimer.


https://www.blogger.com/blogger.g?blogID=5538067426554059193#editor/target=post;postID=2917245489367766013

Comentários