Os carros auto-dirigidos farão mais mal do que bem?


Um futuro contendo carros sem motoristas pode ser mais seguro, de acordo com os proponentes. No entanto, os críticos apontam para a perda potencial de emprego que a automação de transporte pode implicar.

A tecnologia ainda está em sua infância, mas continuará a se desenvolver nos próximos anos.

"De acordo com o governo britânico, carros sem motorista poderiam criar até 30 mil empregos no Reino Unido", disse Laurence Lee, do Al Jazeera, relato de Coventry em Londres.

"O número soa bem até ouvir que nesta parte do país, a automação pode custar até 300 mil empregos".

Para o Reino Unido , a possibilidade de uma automação aumentada traz memórias de uma época em que as fábricas de automóveis fecharam em massa por causa da concorrência estrangeira.

"É bastante claro que governos como o da Grã-Bretanha precisam de uma estratégia de trabalho para a automação", afirmou.

Apesar desta previsão de trabalho sombrio, os proponentes de carros sem motorista acham que a tecnologia será um salto para a frente que mudará a maneira como viajamos e tornamos muito mais seguro.

Segundo eles, pode haver um futuro em que a propriedade do carro é limitada e as pessoas se deslocam do pod sem motorista para o vagem sem motorista.

"Os sistemas de monotrilho perto dos aeroportos são sem motorista, e as pessoas usam esses bastante felizes", disse Tom Sorell, professor da Universidade de Warwick, à Al Jazeera.

"Enquanto as velocidades forem bastante baixas, provavelmente é uma proposta segura".


RELÓGIO: os robôs são inteligentes, mas eles vão assumir todos os nossos empregos?
Alguns até dizem que as pessoas poderão dormir ou trabalhar no seu veículo, enquanto o motorista automático cuida do que acontece na estrada.

Segundo os críticos, no entanto, a automação pode levar à perda de milhões de empregos, especialmente no setor de transporte.

E alguns não têm tanta certeza de que ainda é seguro ainda não serem completamente motorizados, pelo menos não nas áreas urbanas.

"É um ambiente extremamente ocupado e complexo com muitas distrações potenciais, como pessoas de repente cruzando a rua. Provavelmente é muito complexo", disse Neville Stanton, professor da Universidade de Southampton, a Al Jazeera.

O rápido progresso da tecnologia significa que os motoristas, comerciais ou privados, provavelmente serão obsoletos mais cedo ou mais tarde.

E, embora a promessa de estradas mais seguras soa atraente, porque os carros automatizados são menos propensos a erros, muitos temem que a perda de empregos seja um desastre em uma escala diferente.

(Com a Al Jazeera)

Comentários