Na Áustria um "milagre de Natal"

                                                                    
Dezenas de milhares de toneladas de escombros deixaram isolado um vale do Tirol. Pouco antes do desastre, famílias passavam pelo local, a caminho da Missa do Galo. Perigo perdura, pois há novas rupturas nas encostas.

O desabamento de uma encosta na Áustria, na véspera de Natal (24/12), praticamente isolou do resto do mundo cerca de 150 moradores de um vale no Tirol, que estão impossibilitados de deixar suas aldeias. O local do desastre foi o município de Vals, pouco menos de 40 quilômetros ao sul de Innsbruck.

Fotos aéreas mostram um gigantesco cone negro de rochas e terra, que rolou por uma escarpa abaixo, caindo próximo a algumas casas e soterrando a estrada de acesso ao vale, numa extensão de até 150 metros. Segundo as primeiras estimativas, são várias dezenas de milhares de toneladas de escombros.

Não houve vítimas, porém algumas famílias escaparam por pouco de uma catástrofe, como lembrou o governador do Tirol, Günther Platter, que visitou Vals nesta segunda-feira. "Pouco antes do desastre, várias crianças e seus pais haviam passado pelo local, a caminho da Missa do Galo, isso poderia ter acabado numa tragédia", disso o político. "Pode parecer kitsch, mas foi um milagre de Natal."

A montanha ainda se move

Segundo geólogos, a montanha continua em movimento. Sobrevoando o local, eles identificaram diversas rupturas nas encostas. Por isso, as autoridades ampliaram por diversas vezes a área interditada, e a polícia removeu cerca de 40 pessoas de nove casas.

Embora a formação montanhosa fosse considerada perigosa, o deslizamento veio de forma inesperada. "Ninguém considerava a situação tão extrema", comentou o geólogo responsável, Gunther Heissel. "Isso mostrou que ainda há rochedos ameaçando se romper. O perigo está longe de ter acabado."

O desastre ocorreu pouco antes das 18h00 (15h00 em Brasília) de 24 de dezembro. "O som foi como de um terremoto", contou na televisão o secretário municipal de Vals, Josef Gatt. "A casa toda tremeu. Corremos para a varanda, e vimos uma nuvem de poeira gigantesca: foi assustador."

Como os habitantes dos vilarejos haviam se abastecido para o Natal, no momento não há problemas com mantimentos, mas, se necessário, é possível o fornecimento por helicópteros. Escavadeiras estiveram em grande atividade durante todo o feriado (na Áustria o 26 de dezembro é segundo dia de Natal), e na quarta-feira deverá estar aberta uma estrada de emergência do outro lado do vale.

O vale de Vals, nos Pré-Alpes de Tux, é uma reserva natural. Como consta do website da região, turistas o frequentam sobretudo no verão, para escaladas e alpinismo. No inverno, são também disponibilizados alguns meios de transporte, pistas e outras instalações para esquiadores principiantes.

(Com a Deutsche Welle)

Comentários