Cinema em Cataguases. Você vai conhecer este polo cinematográfico mineiro nesta quarta em reportagem na Rede Minas, informa Tatiana Coutinho

                                                                   Prefeitura de Cataguases
                     
A matéria faz parte da série que apresenta o cinema 
no município da Zona da Mata, em Minas

O setor audiovisual empregou mais de 91 mil pessoas em 2016, de acordo com dados da Ancine. A indústria cinematográfica é uma das responsáveis por essa fatia do mercado. Cataguases, em Minas, assume um papel importante no ramo.

De acordo com o diretor do Polo Audiovisual da Zona da Mata, César Piva, da média de cem longas-metragens produzidos anualmente no país, 10% são feitos nesse município. O Jornal Minas apresenta uma reportagem especial sobre esse setor da economia em Cataguases, nesta quarta (29). A matéria faz parte da série especial sobre essa cidade e o cinema, que vai ao ar durante toda a semana.

O repórter Paolo Xavier mostra, no terceiro episódio da série, os investimentos, a mão de obra especializada e a estrutura voltados para o cinema, setor atrativo para a economia local.

A série sobre o cinema em Cataguases faz parte da campanha “Rede Minas em apoio às cidades que concorrem a rede Cidades Criativas da Unesco”. Durante todo o mês de maio, a emissora tem exibido uma programação especial para mostrar as potencialidades e valores dos municípios que concorrem ao título de “Cidade Criativa”, da Unesco, em sete categorias.

Cataguases disputa pelo “cinema”. Atualmente, 180 cidades de 72 países tem o título. Dessas, apenas oito no Brasil. Além de Cataguases, em Minas outros dois municípios concorrem: Diamantina, na categoria música, e Belo Horizonte, na gastronomia.

Em 2004, a Unesco criou a rede mundial de Cidades Criativas com o objetivo de promover a cooperação internacional fomentando o desenvolvimento sustentável. O título é uma oportunidade para impulsionar a economia criativa e a troca de experiências bem sucedidas e melhores práticas.

São sete categorias consideradas pela Unesco como impulsionadores da economia: artesanato e artes folclóricas, artes midiáticas, design, cinema, gastronomia, literatura e música. Os municípios agora preparam um dossiê, que deverá ser entregue até o dia 30 de junho e avaliado por comitês. A previsão é que o resultado seja divulgado no final do ano.

(Com Tatiana Coutinho)

Comentários