XII Encontro de Professores de Jornalismo


A abertura oficial do XII Encontro Nacional de Professores de Jornalismo será às 20h30m de sexta-feira, na Faculdade Pitágoras (Av. Prudente de Morais, 1223, Campus Cidade Jardim). Haverá conferência do prof. dr. Alfredo Eurico Vizeu Pereira Júnior ( foto), da Universidade Federal do Rio de Janeiro, seguindo-se coquetel. O tema será “O ensino de Jornalismo no Brasil e as diretrizes curriculares: idas e vindas de um processo de consolidação do Jornalismo como campo acadêmico”.
De 9 às 12h30, no mesmo local, será realizado o III Encontro Nacional de Coordenadores de Cursos de Jornalismo, sobre o tema: “As novas diretrizes curriculares para os cursos de Jornalismo. A coordenação estará a cargo da professora Carmen Pereira, diretora do Fórum Nacional de Professores de Jornalismo/Universidade Castelo Branco, do Rio de Janeiro. De 14 às 16h o V Colóquio ANDI (Agência de Notícias da Infância e Adolescência) discutirá o tema “Infância, consumo e mídia: desafios para o Jornalismo”.
O Pré Fórum Fenaj (Federação Nacional de Jornalismo), de 16 às 18h discutirá as “Políticas de relação entre área acadêmica e movimento sindical dos jornalistas: avanços necessários para a defesa e consolidação do campo do Jornalismo.
No sábado, no Centro Universitário UNI-BH-Campus Lagoinha (Rua Diamantina, 567), das 8h às 10h20, haverá O Painel 1, tendo como tema: “O ensino e a realidade do Jornalismo brasileiro: impactos e influências mútuas", com os painelistas: Paulo Botão, Schröder e Álvaro Teixeira da Costa. A mediadora será a profa. Dra. Sandra Freitas, da PUC/MG.
O Painel 2 verá “A relação pesquisa e ensino de Jornalismo: o desafio da pesquisa pura e aplicada em Jornalismo na qualificação do ensino e das práticas profissionais”, tendo como painelistas: Josenildo Guerra, Carlos Eduardo Franciscato e Marcos Silva Palacios. O mediador será o prof. dr. Leonel Aguiar, da PUC/Rio e diretor-científico do Fórum Nacional de Professores de Jornalismo.
Depois do almoço, de 13h30m às 18h, será realizado, no mesmo local, o VIII Ciclo Nacional de Pesquisa em Ensino de Jornalismo e, das 18h às 20h, haverá lançamento de livros e apresentação de pôsteres.
Domingo, último dia do Encontro, os trabalhos serão no Centro Universitário UNA-Campus Aimorés (Rua Aimorés, 1451, Funcionários). De 9 às 12h será realizado o II Colóquio Ibero-americano de Professores de Jornalismo do FNPj, sob o tema: “O ensino de Jornalismo em seus contextos sócio-econômicos. De 13h às 17h30, será realizado o VIII Ciclo Nacional de Pesquisas em Ensino de Jornalismo, e, às 18h, haverá assembléia geral ordinária. O encerramento está previsto para as 21h.

Comentários