Caravana da Anistia na ABI

Neste sábado (30), a cidade do Rio de Janeiro recebe a 49ª Caravana da Anistia – atividade itinerante da Comissão de Anistia do Ministério da Justiça que analisa e julga processos de ex-perseguidos políticos. Participam da cerimônia de abertura, às 14h30, na Associação Brasileira de Imprensa (ABI), o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, e o presidente da Comissão de Anistia da Pasta, Paulo Abrão (foto).
Em parceria com a Associação Brasileira de Imprensa, o evento integra as comemorações dos dez anos da Comissão de Anistia e os três anos das caravanas que já percorreram quase todo o país.
A caravana do Rio de Janeiro julgará sete processos de ex-presos e perseguidos políticos. São jornalistas, advogados, professores e servidores públicos que lutaram pela democracia no Brasil e contra o regime militar (1964-1985).
Além da solenidade de abertura e da sessão especial de julgamento, a 49ª Caravana da Anistia ainda irá homenagear o brigadeiro Rui Moreira Lima. Piloto militar de caça brasileiro e um dos três únicos caçadores veteranos da participação brasileira na Segunda Guerra Mundial ainda vivos. Com 92 anos, Moreira Lima é autor de dois livros - Senta a Pua e O Diário de Guerra.
Até março de 2011, mais de 16 mil pessoas acompanharam as 48 edições do projeto. Cerca de mil requerimentos já foram julgados durante as sessões.
Conheça os processos que serão julgados durante a 49ª Caravana:
Mauro de Moraes – integrou o Exército Brasileiro e foi excluído do serviço ativo por motivação política.
Rogério Medeiros - jornalista. Respondeu a Inquérito Policial Militar (IPM) e foi demitido por perseguição política.
Sérgio de Souza Bizzi – advogado, escriturário. Foi preso durante a greve dos Bancários em 1979. Perdeu o emprego ao ser preso.
Fanny Tabak – professora da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC/RJ). Foi presa inúmeras vezes desde 1948. Atualmente está com 89 anos.
Carlos Augusto Costa Rodrigues - filho de perseguido político exilado. Foi preso pelo Departamento de Ordem Política e Social (DOPS/Guanabara).
Rosa Maria Silva de Souza - servidora pública do Instituto Nacional da Previdência Social (INPS). Foi presa e torturada no quartel do Destacamento de Operações de Informações / Centro de Operações de Defesa Interna (DOI/CODI). Respondeu processo na Justiça Militar.
Arnaldo Vieira de Mello – diplomata. Ingressou na carreira em 1943 e foi cassado em 1969 na mesma ocasião que outros 12 diplomatas tiveram aposentadoria compulsória por meio do Ato Institucional nº 5 (AI 5).
Local: Associação Brasileira de Imprensa (ABI) - Auditório Oscar Guanabarino.
Endereço: Rua Araújo Porto Alegre, nº 71 - Centro - Rio de Janeiro (RJ).

Comentários