Brasil vai exportar métodos de segurança para o Mercosul


Acontece, entre os dias 31 de maio e 2 de junho, o Encontro do Grupo de Trabalho Especializado (GTE) em Segurança Cidadã e a 29ª Reunião de Ministros do Interior do Mercosul e Países Associados. O Grupo de Trabalho irá discutir as propostas para o plano bianual (período de 2011 a 2012) e o quadro comparativo dos indicadores de violência e criminalidade entre os países que compõem o Mercosul. O encontro é sediado em Assunção, Paraguai.
A coordenadora do Departamento de Políticas, Programas e Projetos, Cristina Villanova (foto) representa a Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp) durante o Encontro. Ela irá apresentar o modelo e a metodologia do curso de policiamento comunitário praticada no Brasil e o resultado de boas práticas em segurança cidadã.
“Nos últimos três anos realizamos seminários com esse tema e com resultados em um estudo comparativo de três modelos de ações policiais: o comunitário, o orientado para a solução de problemas e o de plano quadrante. Também foi estabelecido um padrão de pesquisa de vitimização com o objetivo de realizar uma análise comparativa entre os países”, destaca Cristina. Além disso, uma das experiências a serem apresentadas pela coordenadora é a rede de atendimento de casos de violência intrafamiliar e de gênero, implantada nas Delegacias Especializadas de Atendimento à Mulher (Deam’s) em todos os estados brasileiros.
Durante o Encontro, Cristina vai mostrar esta e outras experiências brasileiras no âmbito da segurança pública, como medidas para o desarmamento, restrição ao uso de armas de fogo e idéias para a implantação de um Observatório de Segurança Cidadã.

Comentários