Não ao projeto Hidroaysén





Organizações e ativistas sociais e ambientais seguem com manifestações de rechaço ao projeto Hidroaysén, aprovado na semana passada pela Comissão de Avaliação Ambiental (CEA, por sua sigla em espanhol) do Chile. Nesta semana, as ações começarão amanhã (18) e seguirão até o próximo sábado (21) com atividades nacionais e internacionais.
As manifestações desta semana darão continuidade às ações que acontecem desde a semana passada no Chile contra o projeto que pretende construir cinco represas nos rios Baker e Pascua, na região Aysén, na Patagônia. Amanhã, uma marcha sairá às 19h rumo à Praça da Cidadania, em Santiago.
O percurso se repetirá na sexta-feira (20), também às 19h. Já no sábado (21), às 11h, um ato cultural reunirá artistas para chamar atenção para a Campanha Patagônia Sem Represas. Além de Santiago, outras 28 localidades chilenas planejam ações contra a obra.
Em Valparaíso, por exemplo, organizações contrárias ao projeto realizarão, no sábado, uma marcha de rechaço ao empreendimento. Além de ambientalistas, a mobilização contará com o apoio de alguns senadores e deputados. Ativistas também já confirmaram ações em outros países, como França, Alemanha, Estados Unidos, Espanha e Argentina.
De acordo com informações de agências, cerca de 60% dos moradores da região de Aysén são contrários ao projeto hidrelétrico. A porcentagem foi divulgada por uma enquete realizada nos dias 11 e 12 deste mês pela Fundação Aysén Futuro.
Ações no Parlamento
As mobilizações não acontecem apenas entre organizações e movimentos sociais. Notícias dão conta de que os senadores Antonio Horvath e Carlos Bianchi propuseram, no Parlamento chileno, a criação de uma Frente Patagônica.
Em outra ocasião, ambientalistas e parlamentares solicitaram ao presidente Sebastián Piñera a realização de um plebiscito. De acordo com o senador
Girardi, será apresentado um projeto de lei com o objetivo de modificar o artigo 19 da Carta Fundamental a fim de garantir que os cidadãos possam decidir sobre "projetos controversos quando estes afetem a saúde, a vida, o meio ambiente, o patrimônio, o ecossistema, ou o território onde eles vivem”.
Projeto Hidroaysén
Sob responsabilidade das empresas Endesa Chile e Colbún, o projeto prevê a construção de cinco represas hidrelétricas nos rios Baker e Pascua, na região de Aysén. De acordo com informações de El Ciudadano, o empreendimento gerará 2.750 megawatts de potência e inundará cerca de seis mil hectares, sendo 18,8 hectares pertencentes ao Parque Nacional Laguna San Rafael.(Com a Adital)

Comentários