Sobre as populações faveladas e a famigerada copa do mundo! Manifesto indignado!!!

"Falar em democracia em nosso país é pura ironia, já que o que impera é a ditadura do poder econômico, das madeireiras, das empreiteiras, da construção civil, com a subserviência vil de nossos pseudos representantes, com raríssimas e honrosíssimas exceções!!!"

A cientista política Diva Moreira indignada com os políticos burgueses
"Professor Fábio,

Ando indignada com o que está acontecendo. Na sexta-feira eu me encontrei com a Mary, uma moça do movimento negro que tem família que mora no Morro das Pedras. Ela disse que tem sido oferecido até dinheiro para as pessoas não participarem de reuniões que tratem do assunto remoções e da Vila Morta!
Estive na semana passada com o Gustavo da Defensoria Pública. Ele disse que pode participar de nossas reuniões de forma mais permanente, sem precisar das formalidades de audiência pública. Basta que o coloquemos na linha.
Dirlene: imagino que as reuniões do Fórum Social Minas têm que acontecer em espaço de tempo mais curto pra gente não perder mais do que temos perdido, inclusive fechamos a semana com o assassinato do casal de extrativistas no sul do Pará!
Também falei com o Padre Mauro para voltar o mais breve possível porque ele faz falta no Morro do Papagaio!
Estou enviando este @ para pessoas de boa vontade que possam nos ajudar a construir estratégias de defesa das populações faveladas, inclusive a pessoas do movimento negro, dentro e fora do governo municipal, já que a grandíssima maioria da população de vilas e favelas é de origem africana. Também para gente da mídia, e de fora do estado!
É uma loucura o que está acontecendo! Falar em democracia em nosso país é pura ironia, já que o que impera é a ditadura do poder econômico, das madeireiras, das empreiteiras, da construção civil, com a subserviência vil de nossos pseudos representantes, com raríssimas e honrosíssimas exceções!!!
O grande sonho destas gananciosas elites urbanas era ficar livre de vilas e favelas, muitas delas localizadas em áreas nobres de BH.
Será que permitiremos a expulsão da população negra de Belo Horizonte para os bantustões da região metropolitana ou para os predinhos que os engenheiros da urbel não aceitariam morar nem durante uma semana?? Será que a nossa indignação se extinguiu e estamos mais pra Gangazumba do que pra Zumbi dos Palmares?? Será que não daremos conta de ser como Jonas e profetizar nesta maldita Babilônia?
Tristes tempos são estes! Como dizia o revolucionário alemão Bertold Brecht: Que tempos são esses, quando falar sobre flores é quase um crime. Pois significa silenciar sobre tanta injustiça? ...

Abraços indignados da Diva"

(E-mail da cientista política Diva Moreira ao professor Fábio Santos, da PUC)

Comentários