Fossas ecológicas em implantação na comunidade dos Martins evitam contaminação do lençol freático

                                                                   
Agricultores familiares do município de Varginha, Sul de Minas, encontraram uma alternativa econômica para solucionar problemas de saneamento e evitar prejuízos ao meio ambiente em suas propriedades. Com incentivo da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado (Emater), que implantou uma Unidade Demonstrativa no município, os produtores estão instalando "fossas ecológicas". A ideia é reduzir a contaminação do lençol freático, com economia na construção da obra.

A fossa tem três metros de comprimento, dois de largura e 1,5 metro de profundidade. Cada uma custa cerca de R$500,00, valor menor do que o modelo industrial, que chega a quase R$5 mil. "É uma fossa de baixo custo e fácil construção. O material utilizado é facilmente encontrado e não requer mão de obra especializada", diz o coordenador técnico regional de Meio Ambiente da Emater de Alfenas, Antônio Henrique Pereira.

Além de mais barata, a fossa ecológica evita a contaminação do lençol freático. O interior da fossa é impermeabilizado com uma fina camada de cimento, evitando que os dejetos entrem em contato com o solo e contaminem o lençol freático.

MATERIAL - Com o local devidamente cimentado, são colocados brita, areia, entulhos, e forma-se um túnel com pneus velhos. A fermentação da matéria orgânica acontece dentro desse túnel e é anaeróbia (sem oxigênio). Uma outra fermentação, dessa vez aeróbia (com a presença de oxigênio), acontece na zona de absorção das raízes de plantas cultivadas sobre a fossa. De acordo com o extensionista do Escritório da Emater em Varginha, Luiz Geraldo Rezende Reis, os gases absorvidos pelas plantas são liberados na atmosfera, sem cheiro ou contaminação do ambiente. No caso da Unidade montada pela Emater, sobre a fossa foi implantada uma lavoura de inhame.

Depois de conhecerem a Unidade Demonstrativa da Emater, agricultores de Varginha optaram pela fossa ecológica. Ao todo são 112 famílias da comunidade dos Martins. Até abril deste ano já foram construídas 60 fossas. Os recursos para as obras foram conseguidos pela União dos Pequenos Produtores de Cafés Especiais dos Martins (Unicafem). A Emater tem orientado os produtores sobre os principais benefícios da fossa ecológica por meio de eventos e visitas técnicas. O objetivo é tornar a prática cada vez mais conhecida e utilizada.

Comentários