Reuniões decisivas da Rio+20


                                                                  


Cerca de uma centena de chefes de Estado e/ou Governo são esperados para o início hoje aqui da sessão de Alto Nível da Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, Rio+20.

Após sete dias de intensos debates, os negociadores dos 193 Estados membros da ONU chegaram nesta terça-feira a um acordo sobre o rascunho do documento final, apresentado por Brasil no sábado passado, depois do falhanço da terça e última reunião do Comitê Preparatório.

Em vários meses de discussões concluíram na sexta-feira passada sem consenso no Rio de Janeiro e por isso Brasil assumiu o comando das negociações e quatro dias depois conseguiu um texto final, ainda que é criticado por ambientalistas e entidades da sociedade civil, que o qualificam de fracasso e uma decepção.

Entre as faculdades dos mandatários está precisamente fazer mudanças a esse documento. Sobre isso, o ministro brasileiro da Secretaria Geral da Presidência, Gilberto Carvalho, afirmou que deve ser modificado na Cúpula da conferência para atender os reclamos da sociedade civil.(Com a PL)


Comentários