OS ANOS JK (Ontem o governo mineiro decidiu colaborar com a Comissão da Verdade do Rio de Janeiro que está investindo o acidente em que Juscelino morreu. Um pedaço de aço ou ferro teria sido encontrado no corpo de seu motorista, o que poderia ser uma bala)

Projeto Cine Bijou mostra "Os Anos JK", no sábado 28/9

Debate após a sessão com o professor Heládio Leme, 
diretor do Núcleo Memória, no Teatro Studio Heleny Guariba.

Inscrições pelo e-mail contato@nucleomemoria.org.br.

Em entrevista recente ao jornal Folha de S.Paulo, Silvio Tendler revelou ter sofrido pressões para não filmar Os Anos JK. Realizado em 1980, apenas quatro anos após o acidente de carro em circunstâncias suspeitas que matou Juscelino e seu motorista, Geraldo Ribeiro, na rodovia Presidente Dutra (que liga São Paulo e Rio de Janeiro), o documentário foi um grande sucesso de público. Milhares de pessoas o assistiram, ainda em plena ditadura.
                                                                   
O filme narra a trajetória de Juscelino Kubitschek, desde sua entrada para a política à eleição para a presidência da República e à cassação de seus direitos políticos pela ditadura de 1964. Uma obra fundamental para entender o Brasil.

Debate com Heládio Leme, economista com pós-graduação em ciências políticas, professor universitário, diretor do Núcleo de Preservação da Memória Política, coordenador do curso "Ditadura: História e Memória" e ex-preso político.

Os Anos JK
Data: 28/09/2013 (sábado)
Horário: 15h
Local: Teatro Studio Heleny Guariba
(antiga Sala Sergio Cardoso do Cine Bijou)
Direção: Silvio Tendler

Produção: Brasil, 1980

Personagens: Renato Archer, Henrique Teixeira Lott, Tancredo Neves, Magalhães Pinto

Inscrições exclusivamente pelo e-mail: contato@nucleomemoria.org.br. Lugares Limitados (80).

Comentários