OPERAÇÃO CONDOR

                                           
João Vivente Goulart e o senador Pedro Simon entregam documento a Rosa Cardoso

Documento entregue à CNV mostra pedido do III Exército para espionar Jango e outros brasileiros na Argentina


A Comissão Nacional da Verdade recebeu hoje de João Vicente Goulart, filho do ex-presidente João Goulart, e dos senadores Pedro Simon e Randolfe Rodrigues, documento emitido pelo III Exército, em 20 de maio de 1976, solicitando a cooperação das forças de segurança da Argentina para informar o paradeiro de quase uma centena de brasileiros, entre eles Jango, e dar informações sobre seus deslocamentos naquele país.

No documento, o III Exército, que comanda as tropas do Sul do país e atua na área fronteiriça com a Argentina, Paraguai e Uruguai, informa a lista de "subversivos brasileiros que poderiam encontrar-se na RA (República Argentina), em 24 março de 1976", a data do golpe que derrubou Isabelita Perón, presidente constitucional do país vizinho.

No documento , o Exército solicita a cooperação das Forças de Segurança Argentinas para confirmar a presença dos brasileiros que estão na lista, informar a sua localização atual. Os militares brasileiros pedem ainda que a Argentina informe se entre os radicados pessoas interessadas em sair do país vizinho. Assim como outros brasileiros, Jango pensava em retornar ao país após o golpe na Argentina.

Durante a reunião, a família Goulart, a CNV e o Senado (Randolfe Rodrigues integra a subcomissão de memória, verdade e justiça da casa legislativa e, junto com Pedro Simon foi autor do projeto que anulou a seção do Congresso Nacional, de 2 de abril de 1964 que permitiu a deposição de João Goulart ao afirmar que o presidente estava fora do país quando se encontrava no Rio Grande do Sul) reafirmaram que a investigação sobre a morte de Jango não se restringe somente à prova técnica que poderá resultar da exumação dos restos mortais do ex-presidente.

"Além da expectativa pelos exames laboratoriais, queremos continuar e acelerar a investigação do caso João Goulart", afirmou a coordenadora do grupo de trabalho Operação Condor da CNV, Rosa Cardoso, que recebeu os documentos trazidos por João Vicente Goulart.

Além de receber o documento, a CNV tornou públicos hoje um conjunto de documentos e informações já apuradas sobre a Operação Condor, mostrando o papel da ditadura brasileira na execução do plano. Os documentos estão no site da Comissão, na página do GT Condor.

Randolfe Rodrigues e João Vicente Goulart informaram que estiveram ontem, dia em que o mandato de Goulart foi devolvido simbolicamente pelo Senado  , com o procurador-geral da República, Rodrigo Janot, a quem pediram apoio para que o Brasil requisite judicialmente o depoimento de Michael Townley, ex-agente chileno-americano condenado pela participação no assassinato de Orlando Letelier e que hoje vive sob proteção do programa de testemunhas dos Estados Unidos. Rosa Cardoso, atendendo pedido da família Goulart, afirmou que também pretende se reunir com Janot em breve. (Com a Comissão Nacional da Verdade)


Comentários