PSUV estabeleceu-se como a principal força política na Venezuela

                                                        
A CNE confirmou que o PSUV é a maior força política no país. (Foto: Telesur)

Nas eleições municipais realizadas no domingo, o décimo nono nos últimos 14 anos, o Partido Socialista Unido da Venezuela (PSUV) conquistou 196 dos 337 municípios em disputa, consolidando-a como a primeira força política no país sul-americano.

O Partido Socialista Unido da Venezuela (PSUV) foi estabelecido como a principal força política do país ao conquistar 196 dos 337 municípios (58,5 por cento) que lutou nas eleições realizadas no domingo, de acordo com os resultados anunciados pelo Conselho Nacional Eleitoral ( CNE).

O presidente da CNE, Tibisay Lucena, anunciou os resultados de 22h10 local (02H40 GMT segunda-feira), após 12 horas de um dia da eleição que passava normalmente.

CNE porta-voz disse que os dados foram fornecidos com a transmissão 97,52 por cento e observou que a participação eleitoral chegou a 58,92 por cento da lista de eleitores.

"De todos os votos contados até agora, com 97 por cento da transmissão de dados, o PSUV obteve 44,16 por cento, o MUD (Mesa da Unidade Democrática aliança de oposição) 40,96 por cento, o Partido Comunista da Venezuela (PCV ) de 1,6 por cento e 13,26 por cento outro ", disse ele.

"Queremos dar os meus parabéns a todos vocês, povo da Venezuela, que mais uma vez veio a voto, para expressar a sua opinião, o seu desejo a sua soberania através do voto", acrescentou.

O encerramento da votação começou, como estava programado, às 18H00 local (22H30 GMT), excepto nos centros onde os eleitores tinham que esperam sua vez de exercer o seu direito de voto.

Nestas eleições, o décimo nono nos últimos 14 anos, mais de 19 milhões de pessoas votaram também para renovar 2.000 455 vereadores.

Mais cedo, após depositar seu voto, o presidente Nicolas Maduro apelou a todos os setores políticos respeitar os resultados das eleições.

"Quando a palavra vem CNE ser palavra sagrada, eu pergunto quem ganhar o máximo respeito pelo adversário, e perder a consciência", disse o Chefe de Estado.

Telesur-MM

Comentários