Trincheira do Flávio Anselmo

                                                                    

SONHO DO GALO DE UMA FINAL CONTRA BAYERN MORREU NO RAJA

 O sonho do Atlético de, ao menos, fazer a inesquecível decisão do Mundial de Clubes da Fifa contra o poderoso Bayern de Munique acabou na semifinal: o Raja Casablanca, tido como zebra, derrotou o campeão da América por 3 a 1, com vontade, inteligência, esquema tático e melhor futebol.

Os 15 mil atleticanos que foram a Marrakech dar aquela força ao time sem dúvida ficaram decepcionados com o que viram.

O Galo teve maior posse de bola, mas Raja foi mais inteligente desde o início. Já no primeiro tempo criou as melhores chances e obrigou Victor a defesa complicada.

A decantada união do grupo atleticano, também, foi colocada em cheque quando Cuca trocou Marcos Rocha por Luan, aos 21m do segundo tempo, e o titular xingou o treinador.

A lamentável cena foi assistida por milhões de telespectadores. Claramente, faz-se a leitura labial de Marcos Rocha cantando a pedra 90 pra Cuca. Cruzes!

Próprio dele que, com isso, deve queimar o filme em vários lugares, inclusive na Seleção Brasileira se tinha esperança de chegar lá.

Rocha imagina que joga muito mais do que, realmente, joga. Bom, mas nem tanto, Mestre.



TERCEIRO LUGAR



Pra não perder a viagem, o Galo joga contra o Guangzhou Evergrande no sábado na preliminar de Raja Casablanca x Bayern que decidem o título.



BAYERN TREINOU COM CHINESES


O Guangzhou Evergrande se iludiu por 40m no primeiro tempo de que tinha o Bayern sob domínio, encralacado pelo forte esquema defensivo do técnico italiano do time chinês, Marcelo Lippi.

Só que antes de terminar a fase inicial, Ribéry e Mandzukic abriram 2 a 0.

Mal chegaram os 7m do segundo tempo e Mário Gotze, outra fera da partida, fez o placar final de  3 a 0, e então foi só tocar a bola e treinar pra partida final da Copa do Mundo der Clubes da Fifa, em Marrocos.

Ribéry, Thiago, Gotze desequilibraram a partida em favor do Bayern.

O Bayern mandou quatro bolas na trave, teve um pênalti a ser favor sobre Ribéry ignorado pela arbitragem, sua posse de bola chegou a 71% e só não goleou o time chinês pra não ser mal educado.

Os "meninos da televisão", desacostumados a esse tipo de coisa, pois são da geração Barcelona pra cá, babaram em Pep Guardiola que já quase faz o Bayer ser o Barça alemão.



MARLONE É MESMO AZUL



A torcida azul já pode comemorar de verdade a contratação do segundo reforço. Marlone, revelado pelo Vasco, meio-campista de muita qualidade, posou com a camisa do Cruzeiro e cheio de entusiasmo avisou: "Cheguei pra ser mais um cruzeirense louco".

Gostei da contratação, até porque o Cruzeiro colocou o lateral Everton no negócio de 55 milhões de euros. Um grupo de empresário contratou o craque e o cedeu ao Cruzeiro. Marlone assinou contrato por cinco anos.



LEVIR NO GALO



Vejam só o Face que o repórter Wilson José, um dos mais bem informados da crônica esportiva mineira, e assaz colaborador desta Trincheira. me enviou: "Levir Culpi pode pintar no Galo em 2014". Veio por ele, assino embaixo.

 Quando WJ, como eu costumava chamá-lo na Transamérica, acompanhado do bordão, - "o repórter que dá o furo" - hehehehe - participava das nossas transmissões o Arruda transbordava.



CAMISA RETRÔ DO LUCAS



Sem nenhum sentido de crítica. Mas, otrodia,  Lucas Mendes apareceu no seu programa de tevê, lá de Nova Iorque, já no finalzinho, com uma linda camisa retrô do Atlético. Daquelas dos anos 40.Gola em V e com cadarços trançados.

Lançada ano do centenário, salvo melhor juízo, a camisa foi bem aceita e hoje tornou-se uma relíquia.

Quem tiver um manto retrô do Galo tá sentado num pote de ouro.  Fiz uma brincadeira com meu amigo sobre o assunto e publiquei foto dele, elegantemente vestido, como sempre apareceu no programa. Convidei-o a entrar no meu blog. Resposta do Lucas:

"Flávio , entrei e não me vi retrô. Você é gênio nesta mídia (Céus).

Em outro email disse: "Vi a foto duas colunas.  Simpatia e camaradagem, como sempre, desde os tempos do São Francisco, mas o Lucas é menino do São Lucas, rua Padre Rolim, 110, nascido no Hospital São Lucas, sob o comando do Dr. Lucas Machado.

Lucas é em homenagem ao tetra-avô, Lucas Antônio Monteiro, etc... visconde de Congonhas do Campo. Ou seria Visconde de Barbacena? E neto daquela Joaquina. Não importa. Como 90% dos mineiros, aristocrata rural empobrecido. E a camisa do Caratinga"

Trincheira: a) São Francisco quer dizer Ginásio São Francisco, de Pará de Minas, onde fomos internos, b) Eu escrevi que Lucas nasceu nos Funcionários. Mentira. Não foi lá. Ele esclarece onde nasceu e, também, onde morou. Da rua Padre Rolim, 110, me lembro alguma coisa; pois fui lá filar boia;

C) Vejam que Lucas descende de nobres, tem sangue azul, com certeza do Visconde de Barbacena. Neto de Joaquina, talvez a Joaquina de Abaeté, matriarca dos Valadares;

D) Sobre a camisa do Caratinga. É que prometi uma pra ele, também retrô, dos meus tempos de intrépido xerife da zaga rubro-negra do Dragão. Esta é a tarefa mais difícil; tem que ser promessa de político.

O ECC acabou, suas camisas apodreceram, nem eu tenho mais. Infelizmente. Minha esperança é meu amigo Jorginho Mexidinho, ex-presidente".



VOZ DA EXPERIÊNCIA



O leitor sempre atento, Francis Bicca, escreveu pra dizer o seguinte: " Minas nossa MG amada mostra novamente que no futebol somos provincianos mas no mal sentido . Pior foi o Cruzeiro montar um time ridículo de última hora para o mundial ou o Galo pela não blindagem do técnico nas vésperas do jogo mais importante ?

Ou vai dizer que é esperteza do Galo revelar que não tem mais seu técnico ? Tancredo Neves nosso conterrâneo falava:  a esperteza quando é muito grande come o esperto".

FESTA DO SINVAL

Meu amigo e candidato a candidato a deputado estadual, Sinval Ladeira, me convidou pra confraternização que fará nesta quinta-feira entre seus inúmeros amigos. Gostaria de ir. Porém tenho outro compromisso agendado.

Além desta outra programação com meu filho Alexandre, sua esposa Rita e minha adorável neta Vitória, que passarão o Natal em Miami, estou com o dedinho do pé esquerdo quebrado e baita gota. Tornozelo inchado pacas. Fico devendo essa, amigo Sinval.

Aliás, quem deve ao menos agradecimento público ao Sinval Ladeira é o prefeito de minha Caratinga. Na época do prefeito Ernani, ele conseguiu a verba pra construção do Centro Esportivo Sodico Anselmo, no Anápolis.

Outra verba de bom porte, a pedido de Marco Antônio, então secretário da saúde, Sinval ajudou a liberar no Ministério pra reforma do ambulatório do hospital. Conseguiu até um centro de inclusão digital, com 200 micros, através de Hélio Costa que Ernani rejeitou sob alegação de contrapartida alta. Desculpa porca, Era coisa bem pequena. 

Flávio Anselmo
Email:   fanselmo@msn.com
Twitter: @fganselmo
Blog:     flavioanselmo.com.br
Face:     Fanselmo Fanselmo

Comentários