ASSASSINATOS HOMOFÓBICOS NO TRIÂNGULO MINEIRO

                                                           
No mês da Visibilidade Trans... mais um triste desfecho.Entramos em contato com o Sr. Marco Túlio, ativista LGBT de Uberaba que nos relatou um histórico muito além da reportagem do Jornal de Uberaba. Segundo Túlio, a briga entre cafetinas e travestis pelo comando de pontos de prostituição em Uberaba é rotineira, principalmente quando envolvem outras oriundas de cidades vizinhas, como Uberlândia e Ribeirão Preto e que... já vitimou várias travestis. Neste caso, segundo o ativista, os(as) criminosos(as) são do interior de São Paulo, e estão foragidas(os).

Vítima foi morta na madrugada de ontem em Uberaba 

Juliano Carlos

Polícia Civil investiga morte de travesti ocorrida na madrugada de ontem no município. O assassinato aconteceu no bairro São Benedito, quando, segundo informações do jovem G.A.M., 30 anos, ele estava em sua residência, na avenida Coronel Joaquim de Oliveira Prata, no bairro São Benedito, quando ouviu disparos de arma de fogo. Ao sair na porta de sua casa, ele avistou um travesti caído no chão, ferido. A testemunha acionou a Polícia Militar e também socorro.

Uma ambulância de resgate do Corpo de Bombeiros, juntamente com uma ambulância de Unidade de Suporte Avançado (USA) do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), foi até o local do crime e os médicos constataram que a vítima, identificada como Antônio Carlos dos Santos, 50 anos, conhecida como Toni Gretchen, tinha sido alvejada por disparos de arma de fogo na cabeça e também nas pernas.

O perito criminal Amarildo Donizette Giacometo, da perícia técnica da Polícia Civil, foi até o local do homicídio e realizou os trabalhos técnicos, apreendendo quatro cartuchos de pistola  calibre 9 milímetros.

Possível motivação - De acordo com parentes da vítima, Toni Gretchen foi morta porque estava sendo ameaçado por causa do pagamento de pedágio no ponto de prostituição existente no bairro São Benedito. Em entrevista à reportagem do JORNAL DE UBERABA, uma irmã da vítima, que preferiu não ser identificada, disse que ela residiu na Itália por 20 anos e, há cerca de dois anos, havia retornado para o Brasil, voltando para sua cidade natal, Uberaba.

Ela disse ainda que, há alguns meses, seu irmão foi até o bairro São Benedito, em um local conhecido antigamente como São Lourenço, onde existem várias pessoas que se prostituem, e começou a fazer ponto para realizar programas. Contudo, ele foi advertido por outros travestis, da cidade de Uberlândia, que cobravam “pedágio” para alugar o ponto, e houve um desentendimento, sendo que Antônio, Toni Gretchen, foi violentamente espancado no mês passado. Ele ficou internado e, há poucos dias, recebeu alta hospitalar e retornou ao local onde fazia seus programas. 

Ela disse ainda que, quando voltou a fazer os programas, ele foi ameaçado de morte por outro travesti que tinha pagado o “pedágio” enquanto ele estava internado. A irmã da vítima pede que as autoridades policiais identifiquem e prendam o autor do crime. “Queremos que a polícia prenda quem matou meu irmão e que a justiça seja feita”, desabafou a dona de casa. O corpo, que tinha sido levado para o Instituto Médico Legal (IML), na manhã de ontem, foi liberado para seus familiares. O caso está sendo investigado pela Polícia Civil.

===============================
E... os crimes de ódio não param!!!
Latrocínio: homem sai de casa para passeio de carro e é morto a facadas
Postado em: 14 de janeiro de 2014 .

Poliana Mara/Estagiária

Ronivon Santos

Um homem de 30 anos foi morto a facadas na madrugada desta terça-feira (14) no Distrito Industrial próximo a Rodovia Neusa Resende, em Uberlândia.

O corpo de Antônio Gonçalves Pinheiro foi encontrado caído nesta manhã, com aproximadamente quatro perfurações de faca no pescoço. Além disso, a vítima estava sem roupa, com as mãos amarradas e com ferimentos nos joelhos.

De acordo com a tia da vítima, Antônio tinha saído de casa para dar uma volta de carro na noite desta segunda-feira (13) e não voltou mais.

Ela foi até a Polícia para registrar um boletim de ocorrência sobre o desaparecimento do sobrinho e foi informada sobre as características do corpo que havia sido encontrado, logo depois, confirmou que era Antônio Gonçalves Pinheiro.

Segundo a Polícia Militar, o crime pode se tratar de um latrocínio, roubo seguido de morte, já que o carro da vítima foi levado pelos autores.
Ainda segundo a PM, Antônio era homossexual.
Até o fechamento desta matéria nenhum suspeito foi identificado.
Este é o 7º homicídio registrado em Uberlândia neste ano.
http://uipi.com.br/destaques/destaque-1/2014/01/14/latrocinio-homem-sai-de-casa-para-passeio-de-carro-e-e-encontrado-morto-a-facadas/

* Grupo SHAMA estará averiguando os fatos, já que, o PM relata (vejam reportagem no link acima) que, a vítima era homossexual e que possivelmente estaria fazendo um programa.
Possivelmente mais um criminoso impune, em um País cujo governo trata com indiferença os crimes homofóbicos, mesmo tendo em mãos uma estrutura de denúncias (disk 100) que possibilita visualizar o alto crescimento da homofobia no País.

Comentários