Um milhão assinam petição para asilo de Snowden no Brasil



                                                                        


Em dezembro, o ex-técnico da CIA afirmou que aceitaria refúgio político no país


Ultrapassa um milhão de assinaturas a petição on-line pedindo que o ex-técnico da CIA Edward Snowden consiga asilo no Brasil. Responsável por vazar documentos secretos que revelam o sistema de espionagem da Agência de Segurança Nacional dos EUA (NSA), Snowden está atualmente refugiado na Rússia.

A campanha foi lançada por David Miranda, companheiro do jornalista americano Glenn Greenwald e primeiro a divulgar as informações vazadas por Snowden. Como o objetivo inicial era conseguir mais de 1 milhão de apoiadores, agora a meta subiu para 1,25 milhão de assinaturas da petição hospedada no site Avaaz.

“Snowden desistiu de tudo para trazer à luz a operação de megaespionagem feita pelos EUA contra o Brasil e o restante do mundo. Seu passaporte foi revogado por seu próprio país e agora ele está preso em um limbo jurídico em Moscou, com um visto de um ano de duração. O Brasil, um dos principais alvos da espionagem, deveria oferecer abrigo a alguém que nos abriu os olhos para a vigilância americana indiscriminada e em escala global”, afirma a petição.

Em dezembro, o ex-técnico afirmou que aceitaria asilo no Brasil, mas sem a condição de fornecer informações sobre o programa de espionagem americano.

1,091,404 assinaram a petição. Ajude-nos a chegar em 1,250,000

O maior denunciante do mundo está isolado no inverno russo, correndo o risco de ser preso em uma solitária, ser alvo de humilhações e maus-tratos e até enfrentar pena de prisão perpétua se os agentes norte-americanos colocarem as mãos nele. Mas nesta semana poderemos ajudá-lo a conseguir um porto seguro.

Edward Snowden expôs o estarrecedor e ilegal esquema de espionagem que o governo dos EUA controla e que espia a todos nós. O asilo temporário na Rússia está quase acabando e Snowden não tem para onde ir. Mas a presidente Dilma continua bastante irritada com a espionagem americana e, segundo especialistas, ela pode se contrapor à pressão dos EUA para considerar dar asilo a Snowden!

Vai muito além de um homem em particular. Se o ato de Snowden – contar a verdade – for recebido com repressão, estaremos enviando a mensagem errada a governos abusivos e denunciantes no mundo todo. Se 1 milhão de nós nos mobilizarmos agora, poderemos enviar à presidente Dilma a maior mensagem de apoio cidadã na história. Assine para garantir a segurança de Snowden e defender a democracia em todo o mundo.
 
                                                                  http://www.avaaz.org/po/send_snowden_home_loc/?tsQvJab

Comentários