Estado de Sítio disfarçado

                       

José Carlos Alexandre

Leio com algum atraso -dificuldades com problemas de saúde direta e indiretamente - a notícia e com detalhes do Primeiro Ato Institucional do governo petista.

É de causar revolta.

Faz-me retornar aos primeiros encontros para a fundação do PT.

Compareci a um deles, no Sindicato dos Bancários de BH. Quando seu presidente, Arlindo Ramos, apresentou-me ao sindicalista Luiz Inácio da Silva, pouco antes de a reunião ter início.

Não fiquei nada entusiasmado. Meu jornal (União Sindical) publicou a notícia e com m problema de oficina: o retrato de Lula saiu no lugar do retrato de Arlindo Ramos...

Arlindo era mais conhecido em Minas...

Mas o discurso do sindicalista do ABC foi entusiasmado e anti-comunista, apesar de se irmão, Frei Chico, à época, ser militante do PCB.

Aquilo me deixou com a pulga atrás da orelha, como se diz nos cantões de Minas.

De qualquer forma surgiu o PT, foi crescendo, devido o restante da esquerda ter sido duramente perseguida na ditadura, perdendo quadros e tendo a maioria de seus dirigentes ou mortos, ou presos ou exilados...

Governou o país seguindo, sabiamente, a política econômica da época do presidente Itamar Franco e de Fernando Henrique Cardoso para depois degringolar, mostrando verdadeiramente a que veio, com a "Carta ao Povo Brasileiro".

E em seguida vieram os compromissos com o agronegócio, com as grandes empreiteiras e os grandes grupos financeiros...

Até o surgimento do mensalão e coisas mais...

Em junho do ano  passado  achei que caminhávamos para uma nova campanha das Diretas Já ( com as massas populares imundando ruas, praças e avenidas), desta vez para acabar de vez com as trapalhadas petistas.

Fui o primeiro a defender aqui uma Constituinte que pusesse fim aos desmandos da burguesia que tomou o poder e partir do primeiro governo petista.

As manifestações de junho foram depois postergadas para as imediações de junho próximo.

A Constituinte não vai sair tampouco se fala em extinção do Senado, como defendíamos à época.

Tudo bem. só que agora os petistas e aliados de ocasião, o PMDB e seus asseclas, vieram com este AI-1.

Uma excrecência justamente quando o país-botando na cadeia os principais criminosos do mensalão- vem tentando reencontrar seu caminho.

Deveriam pelo menos deixar os sofismas de lado e chamar logo esse apêndice de repressão de seu verdadeiro nome:Estado de Sítio.

E vamos vivê-lo, pelo andar da carruagem, até pouco depois da Copa...

O povo brasileiro, que soube derrotar a ditadura cívico-militar que se implantou em 1964, saberá reconquistar nas ruas e nas assembleias cívicas, o direito ao livre exercício da democracia.

Será importante manter o calendário eleitoral, embora saibamos que do jeito que está sempre favorecerá aos partidos burgueses. Um retrocesso agora será pior para o Brasil e para a América Latina e o Caribe.

Comentários