Mania de smartphone causa afastamento entre membros da família

                                                               

As pessoas devem desligar seus smartphones por uma hora todos os dias para prevenir o uso de apps a prejudicar os laços familiares e comunicação direta entre as pessoas, disseram os pesquisadores.

Esta proposta foi apresentada por uma pequisa realizada por “Marriage and Family”, revista mensal afiliada à Federação das Mulheres da China.

A pesquisa mostra que mais tempo as pessoas passam usando aparelhos eletrônicos móveis, mais eles colocam suas relações familiares em risco.

Os membros da família foram aconselhadas a passarem mais tempo para comunicar “face a face” e fazer outras coisas com seus familiares, ao invés de estar colado à tela de celular.

“Marriage and Family” alegou que é a maior revista de “consultoria emocional” da China. Publicada no dia 29 de abril, a pesquisa revelou que 73,3% dos mais de 500 milhões usuários de smartphones no país preferem manter seus celulares ligados durante todo o dia.

Xu Yan, diretora da Faculdade de Psicologia da Universidade Normal de Beijing, indicou que cada vez mais pessoas estão percebendo que a comunicação com os aparelhos electrônicos prejudica a qualidade dos laços familiares e sociais.

Segundo a pesquisa, os casais que usam seus smartphones quando ficam juntos - representando 47,2% de todos os casais no país - podem ser menos felizes do que os que não usam.

A sondagem recebeu mais de 13.000 respostas válidas, e 60,1% dos entrevistados casados se queixaram da invsão dos “rivais electrônicos” nos seus relacionamentos.

Além disso, o uso excessivo de smartphones pode afetar o relacionamento entre pais e filhos, com 36,6% dos entrevistados a dizer que eles usam aparelhos eletrônicos para manter seus filhos tranquilos.

Os aparelhos móveis podem ainda prejudicar a saúde. Os pesquisadores afirmaram que 62,8% dos entrevistados usam seus aparelhos eletrônicos na cama, e 50,3% continuam os usando depois de apagar as luzes. As pessoas do último grupo têm maior dificuldade de conseguir dormir do que outros.

A idade média dos respondentes é de 28 anos e a metade deles é casada. A maioria dos entrevistados tem grau de licenciatura.

Zhen Yan, diretora da Sociedade Chinesa de Estudos de Casamento e Família, advertiu que os aparelhos eletrônicos móveis estão reduzindo o tempo e comunicação familiares e ameaçando o índice de felicidade familiar geral do país.

Zhang Meng, 33 anos de idade, um analista de jogos online, admitiu que sua namorada se tornará aborrecida e até começará brigando com ele, se ele não parar de jogar seu jogo favorito no seu iPhone. “Mas é verdade que não consigo deixar meu celular ao lado”, acrescentou ele.

Ye Ziqiang, um residente de 67 anos de idade em Beijing, disse que seu filho e nora usam seus smartphones por tanto tempo que seu neto gosta de passar tempo com os avós ao invés dos pais.
“Minha família é a vítima da tecnologia moderna”, disse Ye.

Wang Jun, especialista do Consultório de Casamento de Weiqing, com sede em Beijing, afirmou que “é errado se as pessoas considerarem estar na mesma sala (brincando com seus celulares) é a mesma coisa com estar juntos”.

Li Ying, professora de Direito da Universidade das Mulheres da China e especialista de direitos de mulheres, exprimiu que “a falta de comunicação face a face importante vai destruir inevitavelmente todo o relacionamento.” (Com o diariodopovoonline)

Comentários