Presidente chinês chega a Moscou para celebrar a Vitória da Grande Guerra Patriótica

                                                           
      O presidente chinês Xi Jinping chegou nesta sexta-feira em Moscou, Rússia, onde assistirá a eventos para comemorar o 70º aniversário da vitória da Grande Guerra Patriótica, termo russo para a Segunda Guerra Mundial.
  Durante sua estada em Moscou, Xi assistirá ao desfile do Dia da Vitória na Praça Vermelha e depositará flores na Tumba de Soldados Desconhecidos no sábado.

  A China e a Rússia, representantes dos principais campos de batalha asiático e europeu na Segunda Guerra Mundial, nações vitoriosas daquela guerra e membros de fundação das Nações Unidas, fizeram grandes contribuições para a vitória da Segunda Guerra Mundial e a ordem pós-guerra.

  Em Moscou, Xi realizará conversas com o presidente russo Vladimir Putin e encontrará o primeiro-ministro do país, Dmitry Medvedev.

  Ele também encontrará veteranos russos da Segunda Guerra Mundial e representantes de especialistas russos que trabalharam na China.

  Os dois chefes de Estado devem assinar uma declaração conjunta para fortalecer a parceria estratégica completa de coordenação entre os dois países.

  Eles também discutirão a combinação da iniciativa de Cinturão Econômico da Rota da Seda, da China, com a ideia pertinente russa de uma rede de infraestrutura e comércio através da Eurásia.

  Com a China sendo o maior parceiro comercial da Rússia pelo quinto ano consecutivo em 2014 e a Rússia o nono maior parceiro comercial da China, a cooperação econômica será outro tópico importante para discussão.

  Durante a visita, os dois países devem assinar um número de documentos cooperativos em áreas como energia, aeroespacial, taxação, finanças e investimento.

  A guarda de honra chinesa, composta por 112 membros, deve participar do desfile do Dia da Vitória na Rússia. Esta será a primeira vez que soldados chineses participam da celebração do Dia da Vitória em Moscou.

  Xi chegou a Moscou depois de visitar o Cazaquistão. Depois da Rússia, Xi fará uma visita de dois dias a Belarus, a primeira de um presidente chinês em 14 anos.

Xinhua (Com a Rádio Internacional da China)

Comentários